USP é a melhor universidade da América Latina


A Universidade de São Paulo (USP) foi eleita, pelo segundo ano seguido, como a melhor instituição de ensino superior da América Latina, pela consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds). O ranking elaborado pela entidade elenca as 200 melhores universidades latino-americanas.



Entre as dez primeiras, figuram ainda outras duas instituições brasileiras, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 3º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 8º. Completam as top ten quatro faculdades chilenas, duas mexicanas e uma colombiana.



 Se consideradas as 25 melhores, o Brasil ocupa mais cinco posições, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 13º; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 14º; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 15º; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 17º; a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), em 18º; e a Universidade de Brasília (UnB), em 25º.



A USP alcançou a pontuação máxima (100) no ranking, que leva em conta indicadores como reputação entre acadêmicos, reputação entre empregadores no mercado de trabalho, qualificação dos funcionários, número de trabalhos acadêmicos publicados e relevância nas pesquisas na internet.



No perfil resumido que faz parte do estudo, a USP é descrita como ainda jovem (foi fundada em 1934), mas que “rapidamente atingiu papel de liderança como centro de pesquisas em diferentes campos. Ao mesmo tempo seus cursos de graduação e pós-graduação investiram em qualidade e passaram a atrair os melhores alunos. A universidade é gratuita e recebe, a cada ano, 11.502 novos alunos nos cursos de graduação, escolhidos entre mais de 130 mil candidatos”.



Também de acordo com o texto, a USP possui 42 escolas/faculdades, 240 cursos de graduação e mais de 220 programas de pós-graduação, e sua produção de artigos científicos corresponde a 22% de tudo que é produzido no Brasil.

Jorge Maruta/Jornal da USP
Jorge Maruta/Jornal da USP