SENAI fecha parceria com empresa alemã

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná terá, a partir do segundo semestre desse ano, um laboratório de eficiência energética. Toda a infraestrutura do espaço será desenvolvida pela empresa alemã AMK em parceria com a Universidade Tecnológica de Gabrovo, na Bulgária.


“A AMK trabalha com dispositivos de eficiência energética. Será muito interessante para o Paraná contar com a expertise da empresa alemã e com pesquisadores da Universidade de Gabrovo”, destaca o diretor regional do SENAI/PR, João Barreto Lopes.


As pesquisas realizadas no novo laboratório serão voltadas a processos de eficiência energética, com foco no desenvolvimento de motores elétricos para veículos.


Parceria de longa data


O SENAI do Paraná e o estado alemão de Baden-Württemberg (sede da AMK) já mantêm um acordo de cooperação técnica desde 1996.


Além de promover o intercâmbio de conhecimento nos setores moveleiro e de meio ambiente, a parceria possibilita que profissionais da instituição brasileira estudem na Alemanha e estudantes alemães terminem seus trabalhos de conclusão de curso no Brasil. Os projetos desenvolvidos resultam em produtos que são, posteriormente, industrializados e comercializados por empresas paranaenses.


“A Alemanha traz muitas possibilidades de intercâmbio de tecnologia, melhoria profissional dos nossos técnicos e docentes e aproximação com grandes indústrias (…). O SENAI/PR só tem a ganhar com as parcerias”, afirma Barreto.

Divulgação / FIEP
Divulgação / FIEP