Projeto VETnet é lançado em São Paulo


A Câmara Brasil-Alemanha (AHK) fez o lançamento oficial em São Paulo, nesta terça-feira (7), do Projeto VETnet, uma iniciativa do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) para o fomento ao Ensino Dual Técnico de Formação Profissional em onze países, entre eles o Brasil.

Mediante coordenação da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK) e em cooperação com instituições profissionalizantes, a AHK São Paulo irá elaborar cursos específicos de acordo com a demanda das empresas locais interessadas. O primeiro setor a ser beneficiado é o de mecatrônica e derivados, com turmas estimadas para 2015.

As bases do ensino VETnet são o alinhamento entre teoria e prática. Durante o aprendizado, são oferecidos aos alunos laboratórios e equipamentos, além de completo material didático. Entre um e dois dias por semana são dedicados ao ensino de conhecimentos técnicos e gerais, em sala de aula, e de três a quatro dias ao treinamento específico na empresa. O financiamento do programa é feito pelo próprio empregador, que paga a mensalidade da escola e subsidia o aluno com uma bolsa auxílio.

O evento de lançamento contou com a presença de representantes de empresas brasileiras e alemãs, profissionais dos institutos de educação parceiros e interessados no sistema, além de autoridades alemãs no assunto. “A questão da Formação Profissional Dual é complexa, e exige muito esforço. O objetivo é formar mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, combater o desemprego juvenil. Não há dúvidas que esse sistema possa ser implementado com sucesso em outros países”, afirmou Dr. Michael Blank, Gerente de Projeto VETnet da DIHK.

Na Alemanha, o Ensino Dual Técnico de Formação Profissional existe desde o século XIX, e tem tido bons resultados desde então. “Trabalhadores braçais sempre foram valorizados (na Alemanha), inclusive com bons salários. Hoje, o conceito de ensino técnico engloba profissionais de muitas outras áreas, incluindo até funções administrativas”, explica Thomas Schröder, Conselheiro de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada Alemã em Brasília.

Deu certo no Brasil

Via de regra, todos os estudantes que passam por esse sistema são efetivados nas empresas, onde podem continuar o seu desenvolvimento de carreira. O case de sucesso apresentado pela Robert Bosch do Brasil entusiasmou os presentes, que observaram um exemplo real de Ensino Dual adotado no País. “Os alunos devem ser selecionados de acordo com a sua aderência à cultura organizacional. Só assim, garantimos o sucesso da iniciativa e a retenção de bons profissionais após o curso”, disse Dr. Wolfram Anders, Vice-Presidente Executivo da empresa.

Além da qualificação técnica, a Bosch identificou um bom desenvolvimento pessoal dos participantes de seu programa de aprendizagem. Segundo a experiência da empresa, a vivência do jovem no ambiente de trabalho contribuiu para que esse adquirisse habilidades não convencionais no currículo escolar, como trabalho em equipe, capacidade de decisão, inovação, entre outras. “Os colaboradores que passaram pelo ensino dual não são preparados apenas para lidar com a técnica, mas também para ir além, pensar fora da caixa”, observa Anders.

Mais informações

O Departamento de Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha é responsável pelo projeto VETnet no Brasil. Clique aqui, saiba mais e entre em contato.

AHK Brasil
AHK Brasil