Programa oferece bolsa de doutorado na Alemanha

O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha, resultado de uma parceria entre o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece bolsas de doutorado para pesquisadores brasileiros na Alemanha.


As bolsas são concedidas nas modalidades doutorado integral, duplo doutorado e doutorado sanduíche. O doutorado integral contempla projetos com duração de até 4 anos.


As inscrições estão abertas até o dia 3 de março para diversas áreas de conhecimento e, além do auxílio financeiro, o programa prevê um curso de alemão antes do início da pesquisa.


Mais informações no site.


Bolsa federal


Uma nova bolsa de estudos do Governo alemão facilitará ainda mais a vida de quem estuda no país. O programa oferecerá um auxílio de € 300 mensais para universitários, a partir de outubro, quando se inicia o próximo ano escolar na Alemanha. Com isso, o número de bolsistas deverá subir dos atuais 2% para 10%.


As bolsas serão concedidas com base em aspectos como o talento pessoal, a trajetória escolar, eventuais deficiências e a nacionalidade do estudante. A renda não está entre os critérios avaliados.

dpa
dpa