Programa da Universidade de Münster recebe brasileiro

O professor e farmacêutico Fernando Batista da Costa foi o primeiro brasileiro a receber o convite para participar do programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, na Alemanha, e ocupar o cargo “Brasilian Chair”. O pesquisador permaneceu na Universidade por seis meses e pôde trocar experiências com os professores e cultura locais.

Mestre e Doutor em Química com ênfase em Produtos Naturais pela Universidade de São Paulo e com pós-doutorado na área de Quimioinformática pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha, Costa se inscreveu no programa com o intuito de aprofundar seus conhecimentos na área de farmacêutica, principalmente no estudo de substâncias de origem vegetal com efeito sobre parasitas tropicais.

“O trabalho referente à pesquisa permitiu dar um importante passo à frente na criação, desenvolvimento e utilização de bancos de dados de estruturas químicas de plantas nativas da flora brasileira e europeia”, afirmou o professor. A pesquisa, em parceria com professores da Westfäliche Wilhelms-Universität MünsterWWU, teve como objetivo aprimorar o combate a doenças tipicamente tropicais, como a malária, doença de Chagas e leishmaniose.

A Cátedra é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Universidade de Münster, que visa apoiar pesquisadores brasileiros em atividades de ensino e pesquisa e o novo Centro Brasileiro na Wilhelms-Universität Münster (WWU). “Parabenizo o programa da Cátedra Brasil da Universidade de Münster e fico satisfeito por ter sido o primeiro pesquisador brasileiro a ocupar tal cargo. Certamente eu recomendo este programa a outros interessados”, declarou Costa.

Com informações da Capes

 

 

Peter Grewer/UEM
Peter Grewer/UEM