Professor da Poli-USP recebe prêmio da Fundação Humboldt


Engenheiro civil, doutor em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Stuttgart (Alemanha) e professor titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Paulo de Mattos Pimenta é o novo ganhador do Georg Forster Research Award.


Concedido pela Alexander von Humboldt Foundation, da Alemanha, o prêmio é um reconhecimento pelo conjunto do trabalho desenvolvido por Pimenta em seus quase 40 anos de carreira.

Com um montante fixo de € 60 mil e um adicional variável destinado a custear uma turnê de palestras e estadias do premiado em universidades alemãs, o prêmio, nas palavras da instituição promotora, “é concedido a cientistas de todas as áreas do conhecimento pela excelência de sua obra científica, por suas descobertas fundamentais, pela formulação de novas teorias ou pelos novos conhecimentos em sua especialidade que tenham também contribuído para outras áreas da ciência, e dos quais possam se esperar no futuro contribuições para a solução de problemas de países em desenvolvimento”.

Até quatro cientistas de países emergentes ou em desenvolvimento são contemplados anualmente. Pimenta foi premiado por sua atuação na área de mecânica computacional, que integra mecânica na Engenharia e simulação computacional.

“A mecânica computacional constitui-se como disciplina na década de 1960, com o desenvolvimento dos computadores e de uma ferramenta matemática chamada de ‘método dos elementos finitos’. Esse método permite obter soluções aproximadas para equações diferenciais que, pelos caminhos convencionais, seriam impossíveis de resolver”, disse o engenheiro à Agência FAPESP.

Após a premiação, três universidades alemãs já convidaram o engenheiro para palestras: a Universidade Técnica de Munique, a Universidade de Hannover e a Universidade de Essen.

Inscrições de nomeações para o próximo Georg Forster Research Award estão abertas até 15 de janeiro.


Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo 

Cecília Bastos
Cecília Bastos