Modelo alemão de educação dual inspira Espanha


 


O governo espanhol quer melhorar as perspectivas e o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e se inspirou no modelo alemão de educação dual, que combina aulas teóricas com a prática profissional, para integrar os estudantes no mundo do trabalho.


Nesse âmbito, o ministro da Educação da Espanha, José Ignacio Wert Ortega, reuniu-se com sua homóloga alemã, Annette Schavan, na semana passada para debater a implementação do tradicional sistema alemão em seu país e assinar uma declaração de intenções conjunta. Atualmente, aprendizes espanhóis têm 80% de lições teóricas e somente 20% de aulas práticas. Cursos de qualificação a exemplo do modelo alemão existem apenas como projetos pilotos. 


"Estamos interessados nas capacidades e nas boas práticas do ensino dual", afirmou Ortega em entrevista para um jornal alemão, acrescentando que "a baixa taxa de desemprego na Alemanha deve muito" a este sistema. "Temos 1,5 milhão de alunos e apenas 270 mil aprendizes no sistema de ensino profissional. Isso tem que ser mudado gradualmente, ainda que custe caro", completou o ministro.


Segundo Ortega, na Espanha, um dos países mais afetados pela crise na Europa, o número de abandono escolar é de aproximadamente 26%, muitos jovens têm baixa qualificação e 52% estão desempregados.


Além de estimular o crescimento econômico espanhol, a iniciativa deve fortalecer o mercado de trabalho alemão. "Devido à escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha, aqui há, também para jovens espanhóis, interessantes oportunidades de qualificação", ressaltou a ministra alemã durante o encontro.


Os ministros se reunirão em Madri no início de setembro para definir medidas concretas. 

Behr Brasil
Behr Brasil