Metodologia alemã para estimular crianças

Marco Crespo, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna, durante o lançamento do Projeto Experimento
Marco Crespo, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna, durante o lançamento do Projeto Experimento

O Instituto Ayrton Senna e Fundação Siemens anunciaram ontem (02 de março) parceria em prol das crianças. O Projeto Experimento, idealizado pela Siemens Stiftung, conta agora no Brasil com um novo colaborador da iniciativa. A organização, sem fins lucrativos, trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação pública de qualidade. A parceria se deu pela tradição em fomentar o avanço da educação no Brasil por meio de práticas educacionais inovadoras e criativas. “Estamos muito felizes por trazer para o Brasil algo que possa desenvolver o potencial científico das novas gerações”, comenta Henrique Paiva, diretor executivo da Fundação Siemens no Brasil. “Não só é nossa responsabilidade social, mas o futuro do desenvolvimento global depende de jovens capazes de distinguir desde cedo desafios, ocupando-se deles construtivamente e assumindo responsabilidades”, completa.

“O Instituto Ayrton Senna sempre busca parceiros interessados em inovar em educação. O Projeto Experimento, da Fundação Siemens, vai totalmente ao encontro desse objetivo. Levar para os alunos da rede pública a oportunidade de aprender por meio da ciência é um investimento certo e estratégico no futuro do Brasil”, afirma Marco Crespo, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna.

Inicialmente, a parceria irá apoiar o ensino em 47 escolas municipais das cidades de Guaratinguetá (São Paulo), Belo Jardim (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia). No total, serão beneficiados cerca de 3 mil alunos que estão matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental.

As chances de um interesse duradouro pela natureza e pela ciência aumentam quando crianças e jovens aprendem pela observação e podem desempenhar por eles mesmos um papel ativo na pesquisa. É diante dessa premissa que foi imaginado o programa educativo internacional Experimento, construído sobre as bases desse reconhecimento, voltado à educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A iniciativa baseia-se no princípio do aprendizado por investigação. Com a ajuda de experiências desenvolvidas especificamente para as faixas etárias que vão de 4 a 18 anos, os estudantes debruçam-se com autonomia sobre os fenômenos naturais e aprendem a compreender contextos científico-naturais por meio de pesquisas e descobertas próprias.

Os kits estão divididos em três faixas etárias: de 4 a 7 anos (Experimento|4+), de 8 a 12 anos (Experimento|8+) e de 10 a 18 anos (Experimento|10+), oferecendo 130 experimentos no total, com os quais educadores e professores podem apresentar desafios baseados em temas globais e atuais a crianças e jovens de cada uma das faixas etárias, como a questão do efeito estufa, das energias renováveis ou a obtenção de água potável.

As caixas, contendo diversos materiais, são verdadeiros laboratórios móveis que proporcionam experiências, trabalhos em equipes, investigações, alegria e entusiasmo por novas descobertas. Com a possibilidade de multiplicar o conhecimento para os professores de escolas públicas, o projeto torna-se também de alta relevância social, e mostra um pensamento estratégico das entidades ao fomentar o conhecimento técnico e científico para os profissionais do futuro.

O objetivo da Fundação Siemens e do Instituto Ayrton Senna é expandir o alcance do projeto a colégios de outras cidades brasileiras, principalmente da rede pública de ensino, em que a Fundação Siemens e parceiros são responsáveis pela doação dos kits e pelo treinamento contínuo dos professores.

Foto: Edson Lopes Jr. / Instituto Ayrton Senna