Medo de notas ruins causa estresse em crianças

Uma pesquisa realizada com pais de crianças em idade escolar, na Alemanha, revela que a pressão por um bom desempenho pode estar causando uma alta carga de estresse nos estudantes.


O levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Forsa em 2010, encomendado pelo seguro de saúde “Techniker Krankenkasse”, constatou que 23% dos pais acreditam que seus filhos se sentem pressionados. O medo de tirar notas ruins é a principal causa.


Quase 20% dos entrevistados afirmaram que a carga horária de um dia inteiro de aula também gera estresse. O relacionamento com o professor é outro motivo de preocupação para os alunos, que muitas vezes se sentem injustiçados pelos docentes.


Especialistas recomendam que os pais conversem com seus filhos ao perceberem sintomas de estresse. Nesses casos, não se deve fazer cobranças sobre notas ruins. Segundo o estudo, os pais devem ensinar os filhos a lidarem com tarefas difíceis e procurar ajuda externa, se necessário. É importante que os estudantes sintam que não estão sozinhos com seus problemas e que passar por dificuldades é normal.

SXC
SXC