Jogo online moderniza aprendizado da Ciência

gynios_rgbIdealizado pela Fundação Siemens e pela Câmara Brasil-Alemanha, o jogo online Gênios da Ciência, voltado para alunos entre 10 e 14 anos, além de tornar o aprendizado da Ciência mais divertido, premiará um ganhador

A ciência é uma palavra que deriva do termo latino “scientia” cujo significado original é conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido por meio do estudo ou da prática. Pensando em colaborar com alunos em fase escolar, trazendo o aprendizado da ciência para a prática e em um universo moderno, surge o jogo educacional online do projeto Experimento 10+ da Fundação Siemens, chamado “Gênios da Ciência”, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

“Essa é uma ação inovadora, alinhada às principais tendências em educação. A missão é desmistificar a ciência, mostrar que ela não é coisa de laboratório e, sim, do dia a dia.”, afirma Bianca Bozon Moreira Talassi, Secretária Executiva da Fundação Siemens.

Lançada em maio, a iniciativa é voltada para jovens do ensino fundamental com idades entre 10 e 14 anos. A participação está aberta tanto para alunos de escolas que já participam de ações realizadas pela Fundação Siemens, quanto para alunos de outras escolas que tenham interesse no projeto.         

Para que os jovens se engajem ainda mais na proposta do jogo, a Fundação Siemens promoverá um campeonato, no qual o melhor jovem cientista com maior pontuação até agosto de 2017 (final do campeonato), será presenteado com um tablet. 

Os alunos já podem participar do jogo,  inscrevendo-se pelo hotsite www.geniosdaciencia.com.br , seguindo as instruções fornecidas na área de cadastro.

Bruno Vath Zarpellon, Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da AHK São Paulo aposta no sucesso do projeto online: “Essa parceria com a Fundação Siemens reforça a importância do ensino moderno e em novas plataformas.  As novas gerações pensam de forma diferente e é necessário se adaptar a isso para que a sociedade continue evoluindo e inovando.”.

O Colégio Visconde de Porto Seguro já participa do projeto Experimento da Fundação Siemens desde 2014. Carla Ahlemeyer Siqueira, Coordenadora Institucional do Currículo Bilingue do Portinho ao Fundamental I, comenta sobre a nova versão online do projeto: “a modernização da educação é a apalavra chave para irmos ao encontro do que o aluno precisa hoje e no futuro.” Carla foi também uma das profissionais na formação de professores de escolas públicas com o Experimento e admite a satisfação em ajudar na extensão do projeto. “Os professores de escola pública reagem de uma forma muito positiva, visualizando uma grande possibilidade de mudança na forma de trabalho em sala de aula. Para mim, como profissional da Educação, é muito gratificante fazer este trabalho.”

De olho no Jogo Experimento 10+ Gênios da Ciência
Criado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens), o projeto Experimento 10+ já é realizado em três continentes e tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela Ciência. Para isso, disponibiliza caixas com ferramentas e instrumentos em diversas escolas para que os alunos, junto aos seus educadores, possam aprender mais sobre Ciência por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico.

Visando oferecer a mesma oportunidade para um número maior de crianças e de forma mais interativa, foi criado o jogo educacional online “Gênios da Ciência. Essa é a primeira vez que o projeto ganha o ambiente online.

Interagindo com os moradores da cidade Gênios da Ciência, os jogadores são instigados a resolver desafios nas áreas de Saúde, Energia e Meio Ambiente, como por exemplo, a falta de luz, o descarte incorreto de materiais recicláveis, entre outros. Para isso, os alunos devem escolher os itens corretos disponíveis em sua maleta para realizar cada experimento. A plataforma utilizada possibilita o uso de elementos de simulação e RPG, o que torna a experiência ainda mais envolvente. 

 Foto: Divulgação AHK São Paulo