Inscrições abertas para doutorado na Alemanha


O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), junto com as agências brasileiras CAPES e CNPq, concedem bolsas de estudo para doutorado integral, doutorado sanduíche ou duplo doutorado na Alemanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio.


Além do curso oferecido, o DAAD oferece uma bolsa-auxílio mensal de € 1000 e os candidatos da CAPES/CNPq recebem o valor de € 1300 por mês. O auxílio também é concedido ao cônjuge apenas para os alunos DAAD. Entre os benefícios, os selecionados poderão frequentar aulas de alemão por até seis meses.


Para se candidatar ao programa, são necessários: mestrado, rendimento acima da média, um projeto de pesquisa e a aceitação de um professor alemão. Mais especificamente, para os doutorado sanduíche e duplo doutorado, é preciso a inscrição em um curso de doutorado no Brasil, além do consentimento do orientador brasileiro e a conclusão dos créditos de qualificação antes da viagem.


Duração


Doutorado integral – Bolsas têm duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas – segundo as necessidades do projeto e mediante a comprovação de bom rendimento acadêmico – por até 48 meses (quatro anos).


Doutorado sanduíche – Bolsas têm duração de até 24 meses – CAPES e CNPq concedem bolsas de, no máximo 12 meses -, conforme acordo entre o orientador brasileiro e o orientador alemão.


Duplo doutorado – Bolsas, somente CAPES e DAAD, têm duração de 18 ou 24 meses, podendo ser dividida em duas etapas. Necessário apresentar regulamento ou documento expedido tanto pela universidade brasileira quanto pela universidade alemã permitindo a dupla titulação.


Para mais informações, acesse: http://www.daad.org.br/pt/18314/index.html

CC/Flickr/Skakerman
CC/Flickr/Skakerman