Humboldt incentiva alunos à produção literária


Em um mundo em que a capacidade de comunicação é exigida cada vez mais cedo, a habilidade de produção textual torna-se ainda mais urgente na educação escolar. Ciente desse contexto e buscando estimular a proatividade dos alunos, o Colégio Humboldt desenvolveu com os estudantes do 7º ano o projeto “História de Outros Tempos”, um audiolivro com quatro histórias escritas, narradas e gravadas em CD pelas crianças.


Realizado durante o segundo semestre do ano letivo, a proposta da professora Carolina Yokota foi aprovada pelos alunos de maneira entusiasmada. Juntos, eles escolheram o tema central do livro e desenvolveram as histórias – uma por classe, totalizando quatro narrativas – de forma coletiva e com a coordenação da professora, que garantia que o processo beneficiasse o aprendizado por meio de intervenções: “No processo de criação, muitas habilidades e competências textuais como coesão, coerência, gênero textual, estrutura das frases, sinônimos, colocação pronominal, pontuação etc, foram trabalhadas”, explica.


Com as histórias escritas, o professor Thelmo Cruz e o assistente de estúdio do Teatro Humboldt, Wilian Bueno, fizeram a sonoplastia e mixagem das histórias que foram narradas por seus criadores. Nesta fase, a pronúncia e a entonação das crianças foram estimuladas. Na finalização, o projeto contou com a colaboração do artista plástico Rodrigo Lima que, ao ouvir as narrativas, desenvolveu uma capa especialmente para o CD.


Com o trabalho finalizado, chega ao fim a expectativa dos alunos que ansiavam por ouvir as histórias dos colegas e para mostrar o trabalho aos pais. Para Yokota, ter projetos que cumpram uma função social, além da função escolar, fez toda a diferença para o envolvimento dos pequenos. A experiência deverá ser repetida e aprimorada nos próximos anos.


Para mais informações sobre o Colégio Humboldt, acesse: http://www.humboldt.com.br/

Divulgação Colégio Humboldt
Divulgação Colégio Humboldt