Fundação Volkswagen lança site educacional

A Fundação Volkswagen, que é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, lançou nesta segunda-feira (2) o site educacional “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), especializado no ensino da língua escrita e ampliação do letramento, com conteúdo aberto ao público.

Idealizada em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a “Plataforma do Letramento” oferece formação on-line, atividades educativas, artigos especializados, notícias, fóruns de discussão, conteúdo multimídia, entre outras ações, sendo todas com foco em letramento. O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas e autores reconhecidos na área educacional. Além disso, a “Plataforma do Letramento” oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, democratizando esse conteúdo.

De acordo com informações da montadora, com seus projetos, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década, mais de 1.258.000 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a cerca de 12.000 educadores da rede pública de ensino em 312 cidades, com investimentos de R$ 77,5 milhões.
“A Fundação Volkswagen é pioneira no setor automobilístico a investir em educação pública e a ‘Plataforma do Letramento’ democratiza e dissemina esse conhecimento, acumulado na última década. Disponibilizar o conteúdo de seus programas educacionais e oferecer formação on-line são formas de contribuir com o desenvolvimento da educação, ampliando a atuação da Fundação Volkswagen, ao eliminar fronteiras”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo Barros.

O conteúdo é direcionado principalmente a educadores e gestores, mas a “Plataforma do Letramento” também pode ser utilizada pelo público em geral. O letramento, por sua vez, são as práticas sociais, ou seja, os usos da escrita nas mais variadas situações e âmbitos sociais como profissional, acadêmico ou pessoal.

A “Plataforma do Letramento” ainda permite apoiar a formação continuada dos profissionais de educação, o acompanhamento das práticas escolares e a aprendizagem dos alunos em ambientes virtuais. Além disso, cria um ambiente de produção de conteúdo coletivo e debate sobre letramento, promovendo o intercâmbio de boas práticas de gestão sobre o tema e possibilitando a cooperação na definição de políticas públicas educacionais. “Com a ‘Plataforma do Letramento’, a Fundação Volkswagen pretende se tornar referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais que promovem o acesso ao letramento”, completa Barros.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil