Fraunhofer firma parceria com UEA

O Instituto Fraunhofer de Nano Sistemas Eletrônicos – ENAS assinou no dia 18 de novembro de 2015 um Memorando de Entendimento (MoU) com Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O objetivo da cooperação técnico-científico e do intercâmbio científico com a UEA está voltado a atender os fins institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

O ENAS é um instituto que auxilia as empresas a lidarem com os desafios lançados a partir da integração de nanomateriais, bem como as funcionalidades de impressão. A crescente complexidade e miniaturização de produtos inovadores fazem com que a integração de sistemas se tornem mais importantes para o desenvolvimento técnico e científico. Assim, não apenas a multifuncionalidade, mas também a implementação de diferentes dispositivos (Multi Device) compostos de diferentes materiais (Multi Materials) desempenham, juntas, um papel importante.

O Instituto de Pesquisa coopera com o Centro de Microtecnologias ZfM da Universidade de Chemnitz, na Alemanha, tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto em serviços nos seguintes tópicos: integração inteligente de sistemas, micro e nanossistemas, confiabilidade, funcionalidades de impressão, back-end of line (BEOL) e integração em 3D.

Na assinatura do MOU, a UEA foi representada pelo reitor Cleinaldo Costa e o vice-reitor Mario Bessa, além de membros da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e pró-reitores. De acordo com Costa, esta cooperação permite a integração do Instituto Fraunhofer ENAS aos clusters tecnológicos regionais para MEMS (Sistemas Microeletromecânicos).

Além da assinatura do MOU, o Fraunhofer ENAS, participou do Seminário MINAPIN (Micro and Nanotechnologies) com o seu estande e palestras. O diretor geral do Instituto ENAS, Thomas Gessner, bem como o Ministro da Agricultura da Saxônia, Thomas Schmidt, acompanharam o evento, cuja edição de 2015 teve como tema o monitoramento inteligente para aplicações agrícolas, industriais, ambientais e de saúde. Esse evento é uma longa parceria entre Fraunhofer ENAS, Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Fonte: Fraunhofer Liaison Office Brazil, com informações da Universidade do Estado do Amazonas.

Divulgação
Divulgação