Falling Walls Lab leva vencedores à Alemanha


As inscrições para o concurso Falling Walls Lab, cuja etapa brasileira classificará as duas ideias mais inovadoras de quaisquer áreas de conhecimento ou economia para a etapa final em Berlim, já estão abertas e vão somente até o dia 16 de agosto. As inscrições, que podem ser de pesquisas, projetos, planos de negócios, iniciativas sociais ou empreendedoras de alto impacto, podem ser feitas gratuitamente pelo link: www.falling-walls.com/lab. O público alvo do projeto são jovens estudantes, mestrandos ou doutorandos, profissionais, cientistas ou empreendedores com até 35 anos de idade.


O concurso, organizado mundialmente pela empresa A.T. Kearney sob licença da Falling Walls Foundation, terá no Brasil  a etapa classificatória no dia 17 de setembro, em São Paulo, em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, anfitriã da disputa entre os dez finalistas brasileiros.

Uma característica do concurso é exigir dos candidatos a capacidade de comunicar seu projeto ou sua ideia, de forma convincente, em apenas três minutos. Um júri, formado por pesquisadores e executivos, irá eleger as duas ideias mais criativas e relevantes para representar o Brasil em Berlim na final global do Falling Walls Lab.


A conferência Falling Walls, palco de apresentações sobre as pesquisas atuais de cientistas de renome internacional, e a etapa final do concurso Falling Walls Lab são realizadas tradicionalmente nos dias 8 e 9 de novembro, em Berlim, pela Falling Walls Foundation, com apoio do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa, da Fundação Robert Bosch, da Associação Helmholtz e de outras instituições acadêmicas renomadas, fundações, empresas, organizações não governamentais, além de personalidades. A iniciativa remete à queda do Muro de Berlim, acontecendo na data deste acontecimento.


“O espírito do Falling Walls Lab é revelar propostas capazes de derrubar ‘muros’ científicos, ou seja, obstáculos para progressos mais significativos. Buscam-se ideias e projetos de alto impacto para a ciência e a sociedade”, afirma Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP, que, além de financiar as viagens e estadias dos vencedores brasileiros juntamente com a A.T. Kearney, também oferece aos dois ganhadores a possibilidade de organizar uma visita a um instituto de pesquisa e inovação na capital alemã ou em seus arredores.

Divulgação DZT- Centro de Turismo Alemão
Divulgação DZT- Centro de Turismo Alemão