Equipe brasileira na Competição WorldSkills, em Leipzig

O Brasil tenta, a partir de terça-feira (2) em Leipzig, no leste da Alemanha, um feito inédito na principal competição internacional de ensino profissional, a WorldSkills Competition 2013. Os 37 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) querem o primeiro lugar para o Brasil na maratona de provas de habilidades técnicas e profissionais de que participam até domingo (7).

Nas provas do torneio bienal, os estudantes mostrarão suas habilidades para resolver, dentro de rigorosos padrões internacionais, desafios do dia a dia do trabalho nas empresas. O Brasil tem representantes em 37 profissões, entre elas fresagem CNC, mecatrônica, robótica móvel, mecânica de refrigeração e manutenção aeronáutica.

Na última edição do torneio (Londres, 2011), o País ficou em segundo lugar, atrás da Coreia do Sul e empatado com a Alemanha e o Japão. Para este ano, é esperada a presença de mais de mil competidores de 53 países. Todos os participantes têm até 21 anos de idade e representam 46 ocupações, desde engenharia de produção até joalheria. Em 2015, a WorldSkills Competition será realizada em São Paulo.

Fontes: Agência Brasil e Portal da Indústria/CNI

José Paulo Lacerda/CNI
José Paulo Lacerda/CNI