Delegação da UE promove concurso de monografias


A Delegação da União Europeia no Brasil lançou o edital e abriu as inscrições para o seu o 3º Concurso de Monografias. Aberto a todos universitários brasileiros ou estrangeiros matriculados em universidades e/ou instituições de ensino superior brasileiras, o concurso selecionará seis trabalhos acadêmicos – três monografias na categoria graduação e três na categoria pós-graduação – sobre a União Europeia (UE).

Os vencedores em cada uma das modalidades ganharão uma viagem à Bruxelas, na Bélgica, onde visitarão as instituições da UE, enquanto os quatro outros selecionados receberão uma menção honrosa. Além disso, os autores dos seis trabalhos finalistas serão convidados especiais das comemorações do Dia da Europa, em 9 de maio de 2013, em Brasília, em que terão deslocamento e estadia pagos.

Apesar das áreas de pesquisa serem livres, o edital do concurso sugere os seguintes temas de monografia: 1) A parceria estratégica União Europeia-Brasil: prioridades em comum; 2) Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável; 3) A luta pelos direitos humanos; 4) Apoio ao multilateralismo, paz e segurança internacional; 5) Políticas sociais; 6) A reforma institucional da UE; 7) O alargamento da UE; 8) O euro e a cooperação econômica da UE; 9) A política da UE na América Latina; 10) A cooperação e a ajuda ao desenvolvimento da UE no exterior.

Clique aqui para ler o edital completo e ter mais informações sobre conteúdo, apresentação e data de entrega dos trabalhos e critérios de avaliação, entre outras

CCommons/flickr/Diogo Rodrigues Gonçalves
CCommons/flickr/Diogo Rodrigues Gonçalves