DAAD promove intercâmbio científico

O Programa RISE Weltweit – Research Internship in Science and Engineering promove o intercâmbio científico entre Brasil e Alemanha, oferecendo vagas para estudantes alemães interessados em estagiar em projetos científicos no Brasil. O projeto contempla as áreas de ciências naturais, geociências e engenharia.

Os pesquisadores, professores ou doutorandos brasileiros vinculados a uma instituição acadêmica ou de pesquisa interessados em receber estudantes alemães para participarem de seus projetos de pesquisa devem se inscrever até o dia 24 de novembro.  As informações sobre o estágio são inseridas em um banco de vagas.

Os estudantes alemães interessados em participar do programa se inscrevem no mesmo site, onde têm acesso à lista de vagas, podendo se candidatar a três delas, no período entre 2 de dezembro e 12 de janeiro.

O DAAD seleciona os melhores candidatos, que são avaliados pelos pesquisadores que ofereceram as vagas.Os resultados são divulgados em março de 2014 e o período de realização do estágio é entre junho e outubro.

Os estudantes escolhidos recebem uma bolsa mensal do DAAD, ajuda de custo para viagem e seguros de saúde, contra acidentes e contra terceiros.

Ao oferecer uma vaga, o professor ou pesquisador brasileiro concorda em supervisionar o desempenho e apoiar o bolsista em questões administrativas locais, na procura de alojamento e, quando possível, em atividades recreativas.

O RISE Weltweit tem o apoio do Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

Para mais informações, acesse: http://www.daad.de/rise-weltweit/en/index.html.

Com informações da DAAD

CC/ Flickr/ Skakerman
CC/ Flickr/ Skakerman