Cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha

Um novo programa para fomento da cooperação acadêmica teuto-brasileira nas áreas específicas de Energia Heliotérmica (CSP) e Biogás será lançado a partir do dia 19 de agosto. Participam conjuntamente os parceiros Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito da Iniciativa Alemã do Clima e da Tecnologia (DKTI).

Aproveitando as abordagens bem sucedidas da iniciativa “Novas Parcerias – NoPa”, os parceiros desses projetos de pesquisa poderão aproveitar das conexões sinérgicas, competências e conjunto de instrumentos da cooperação técnica e acadêmica. O anúncio do programa está sob a condição de financiamento.

A GIZ está organizando em cooperação com o DAAD e a CAPES uma série de seminários de contato (eventos de matchmaking) para os membros de universidades alemãs e brasileiras, empresas, instituições de pesquisa e formuladores de políticas nas áreas temáticas de CSP e Biogás. Na Alemanha, os eventos já agendados acontecem entre os dias19 e 22 de agosto, no Kollegium Leonium, na cidade de Bonn. Já no Brasil, os encontros com data definida serão no Hotel Le Canton de Teresópolis, Rio de Janeiro, entre 2 e 3 de setembro.

O objetivo dos eventos é proporcionar uma plataforma de rede para fornecer possíveis formas de cooperação aos cientistas e técnicos do setor econômico e social na Alemanha e do Brasil, a fim de desenvolver os temas abordados. Nesses eventos, as propostas conjuntas de pesquisa podem ser previamente discutidas com as agências de fomento alemãs e brasileiras, e podem também ser delineadas. Os seminários de contato servem ainda para aproximar a utilização dos resultados das pesquisas existentes da sociedade, política e economia e para discutir as necessidades de pesquisa com os formuladores de políticas no Brasil e na Alemanha. Os pesquisadores podem receber financiamento para participação nos eventos de matchmaking.

 

Saiba mais

Para mais informações sobre o programa ou eventos, entre em contato com a Equipe NoPa pelo e-mail contact@nopa-brasil.net. Detalhes sobre a programação e formulário de inscrição podem ser encontrados na página: http://www.nopa-brasil.net/pt/matchmakingevents.html

Flickr / Creative Commons
Flickr / Creative Commons