Como lidar com a volta às aulas?

A volta às aulas é um momento de mudança na vida das crianças, seja devido à rotina escolar que começará novamente e os pequenos terão que deixar o conforto de suas casas diariamente, ou porque é o início de um novo ciclo e alguns estarão vivenciando o ambiente escolar pela primeira vez. Mesmo assim, a ansiedade ou afloramento de alguns sentimentos são iguais. E agora, o que fazer?

De acordo com a psicóloga Karin Kenzler do Colégio Humboldt, é preciso estar ao lado da criança. “Transforme o momento de ansiedade em um momento gostoso e agradável. Para isso, algumas dicas podem auxiliá-los a passar por esta situação: ajude seu filho a organizar o material, separar o uniforme, encoraje-o, mostre ou retome as coisas que são legais e significativas, o quanto será prazeroso reencontrar ou conhecer novos amigos”, explica a psicóloga.

Segundo Kenzler, um ponto importante é considerar totalmente normal que as crianças passem por este tipo de comportamento, uma vez que a rotina vai mudar. É também importante que os pais estejam tranquilos com o retorno ou início das atividades escolares, passando segurança para os pequenos.

Para obter mais informações sobre o Colégio Humboldt acesse http://www.humboldt.com.br/.

Foto: CC/Pixabay/wokandapix