Colégio Porto Seguro monta bibliotecas para crianças

O Colégio Visconde de Porto Seguro anunciou que distribuirá, em conjunto com instituições parceiras, 1.600 coleções de livros nas casas de alunos de baixa renda das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, na capital paulista, para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, e incentivar a leitura entre as crianças.

No total, serão distribuídos mais de 8 mil exemplares que darão origem a 1.600 bibliotecas pessoais. De acordo com a instituição, as bibliotecas levarão os nomes de cada criança beneficiada pela doação e, para organizar os exemplares, os próprios alunos confeccionarão estantes em caixas personalizadas.

Segundo Silmara Rascalha Casadei, diretora geral pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, os jovens também serão orientados a emprestar os livros para outros membros da sua comunidade. “A ideia é realizar uma proposta de intervenção social a fim de incentivar o hábito da leitura e ampliar a cultura geral dos alunos”, completa.

A iniciativa faz parte do programa Biblioteca Pessoal, que está sendo realizado na casa de cada um dos 10 mil alunos do Porto Seguro, entre eles, 1.700 alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis. Conforme a instituição, a proposta visa a trabalhar uma lista de livros em cada série, vislumbrando a formação de um currículo básico de leitura de modo que nenhum aluno saia do Colégio sem passar por determinados autores clássicos e por obras que, por sua temática, fazem-se “obrigatórias” para certa idade.

Sobre a Escola da Comunidade

A Fundação Visconde de Porto Seguro criou a Escola da Comunidade em 1966. Atualmente, a escola disponibiliza cerca de 1.700 bolsas a alunos de baixa renda moradores, principalmente, de Paraisópolis e da Vila Andrade, em São Paulo. São cursos de Educação Básica, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos extras, como artesanato. A Escola da Comunidade também oferece educação musical por meio de sua banda e de seu coral, e orientações para o ingresso na faculdade e no mercado de trabalho aos alunos interessados.

CCommons/flickr/Shutterhacks
CCommons/flickr/Shutterhacks