Colégio Humboldt sedia competição “Debate da Juventude”

A competição nacional “Debate da Juventude”, em língua alemã, é destinada a alunos a partir do 1º ano do Ensino Médio que tenham aulas regulares de alemão como língua estrangeira em colégios no Brasil. Nessas aulas, os jovens aprendem a emitir suas opiniões e a argumentar com os outros. Eles debatem sobre temas políticos atuais e, ao final, concorrem em uma disputa na turma e, consequentemente, em uma competição organizada no próprio colégio. Os melhores debatedores das instituições de ensino participam da 1ª Competição “Debate da Juventude” (Jugend Debattiert), que será realizada entre quarta-feira (23) e sexta-feira (25), no Colégio Humboldt, em São Paulo.

Na Alemanha, o “Debate da Juventude” é a terceira maior competição escolar nacional, com a participação de 155 mil alunos em 870 escolas. O evento é promovido pela Fundação Hertie e recomendado pelo Ministério da Cultura da Alemanha. De acordo com a organização do evento, o projeto promove a competência linguística dos alunos e contribui para a educação política. Em alemão, os jovens aprendem a debater sobre questões políticas de forma justa e objetiva com os outros, a defender seus pontos de vista e a ouvir os seus colegas de classe. O debate promove o desenvolvimento pessoal através do intercâmbio de ideias e da mudança de perspectiva, e aprende-se, também, a enxergar os dois lados da questão.

Na competição no Colégio Humboldt, o vencedor será o aluno que receber dos jurados a maior pontuação nos critérios de perícia (conhecimento do assunto), vocabulário, comunicação e expressividade. Os dois melhores debatedores ganham um convite para participar do Congresso Mundial de Colégio Alemães no Exterior, a ser realizado no início de junho, em Berlim.

Serviço

1ª Competição “Debate da Juventude”
23/04/2014 – 10-18h
24/04/2014 – 13h30-15h30
25/04/2014 – 10-15h
Local: Teatro Humboldt
Av. Engo. Alberto Kuhlmann, 525, São Paulo
Tel.: (11) 5685 4055
www.humboldt.com.br

Com informações da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

Divulgação Jugend debattiert
Divulgação Jugend debattiert