Colégio Humboldt realiza projeto de educação no trânsito

20170511_2f2d110bd48840938208b55e9bf6e862_mobilekids-1O Colégio Humboldt, instituição bilíngue (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), lançou dia 10 de maio, o MobileKids, projeto de educação no trânsito para crianças de 4 a 10 anos – uma iniciativa do Grupo Daimler, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e a Universidade de Koblenz – Landau. O material didático, que foi traduzido para o português e adaptado à realidade do trânsito brasileiro pelo Colégio Humboldt, será compartilhado com 64 escolas públicas e 58 escolas particulares, com o objetivo de integrá-lo às atividades pedagógicas dessas instituições.

Engajando-se na campanha da ONU – programa na qual líderes de todo o mundo se comprometeram a propor ações para reduzir a mortalidade no trânsito, o Colégio, em parceria com as empresas parceiras Detran SP, Prosimulador, CervBrasil e Centro Pilotagem Roberto Manzini, deu início em 2013 ao programa AutoHumboldt para conscientizar crianças e adultos sobre os perigos no trânsito. Na época, a Mercedes-Benz, também apoiadora do AutoHumboldt, cedeu ao Colégio o MobileKids, no idioma alemão – desde então o material é utilizado como ferramenta pedagógica junto aos alunos.

20170511_cb66a67d26da40f8bc37069235297d91_dsc-5559“O MobileKids é uma iniciativa global e desenvolvida com a ajuda de especialistas, com o objetivo de tornar temas relacionados à segurança no trânsito e prevenção de acidentes, parte da rotina diária de pais e filhos. Juntos, adultos e crianças podem garantir mais segurança nas estradas e ruas, e em sua mobilidade diária”, diz Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil. “A presença internacional da Daimler permite adaptar o MobileKids às necessidades nacionais específicas e implementá-lo junto aos parceiros locais. O MobileKids utiliza um conceito universal para crianças em todo o mundo com uma ideia simples: MobileKids é para ser divertido – porque é assim que as crianças retêm o que aprendem e vivenciam”.

“90% dos acidentes são causados por fator humano, como por falta de atenção, imperícia e imprudência. Pensamos que um escopo de ações por meio da educação poderia intervir nessa questão”, explica Octavio Guazzelli, membro da Sociedade Escolar Barão do Rio Branco (SEBRB) – mantenedora do Colégio -, um dos precursores do AutoHumboldt e que acompanhou todo o processo de implementação do MobileKids no Colégio. De acordo com Guazelli, as escolas terão um material amplo e acessível sobre educação no trânsito.

 

Foto: Divulgação Grupo Daimler