Colégio Benjamin Constant comemora 115 anos


Considerado uma das principais instituições de ensino de São Paulo, o Colégio Benjamin Constant, de origem alemã, está completando 115 anos. O colégio aproveita as comemorações dessa data festiva para anunciar seu novo Ginásio Poliesportivo, cuja inauguração aconteceu na semana passada (14).


Com 5.500 mil metros quadrados de área construída, o Ginásio contará com espaços para o desenvolvimento de atividades artísticas, como dança, música, artes e teatro, e para práticas esportivas, entre elas natação, futebol, vôlei, judô e basquete.


No local, serão realizados também encontros de alunos, pais, ex-alunos, equipe pedagógica e colaboradores, por ocasião de datas festivas, a exemplo da festa junina, festa alemã, formaturas e confraternizações. Está prevista ainda no projeto de infraestrutura do ginásio a integração de um anfiteatro, com palco voltado para apresentações de danças e peças de teatro.


A proposta do colégio é formar os alunos, em parceria com a família, buscando o desenvolvimento de todas suas habilidades. A intenção é que eles sejam capazes de interagir com o mundo e a sociedade, de forma crítica e consciente e tendo o idioma alemão como a primeira língua estrangeira.


Onde tudo começou


O Colégio Benjamin Constant iniciou suas atividades com 20 alunos, acomodados numa casa alugada da Rua Vergueiro. Quatro meses depois, já possuía sua sede própria, na Rua Domingos de Moraes, esquina com a Rua José Antonio Coelho. A partir daí foi se expandindo fisicamente para dar vazão ao crescente número de alunos.


Hoje, funciona na Rua Humberto Primo, 266, Rua José Antonio Coelho, 75, e Eça de Queiroz, 75, sedes que abrigam seus 1.345 alunos de educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


A escola faz parte do programa PASCH – Escolas Parceiras de Língua Alemã e do WDA – Confederação Internacional de Escolas Alemãs. Com isso, espera expandir a cooperação com as escolas alemãs para fortalecer o ensino do alemão como língua estrangeira.


Desde 1982, participa do Programa de Escolas Associadas à Unesco, cujo objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalham pela cultura da paz.

Divulgação Emissor
Divulgação Emissor