Capes seleciona bolsistas para doutorado na Alemanha

Começa nesta sexta-feira (1º) o prazo para se candidatar a bolsas de doutorado na Alemanha, concedidas no âmbito do Programa Conjunto de Bolsas de Estudos Capes/CNPq/DAAD. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o edital nº 6/2013, que trata da seleção dos bolsistas nas modalidades de doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado. O objetivo é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento.

Para se candidatar, é preciso cumprir os requisitos descritos no edital e realizar inscrição, por meio da Plataforma Carlos Chagas, de 1º de fevereiro a 18 de março. Ao formulário online, devem ser anexados documentos descritos no edital, que também devem ser enviados pelo correio e anexados ao formulário do DAAD.

O resultado final está previsto para junho/julho deste ano. O programa prevê bolsas para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno no exterior e duplo doutorado no exterior; passagem aérea de ida e volta ou auxílio deslocamento; auxílio instalação; auxílio para aquisição de seguro saúde; e curso de alemão.

Acesse o edital clicando aqui.

Mais informações pelos e-mails doutorado@daad.org.br , doutora_alemanha@capes.gov.br e cocbi@cnpq.br

Capes

SXC
SXC