Brasileira desenvolve pesquisa na Alemanha


A Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil (German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil), que tem como objetivo investir em 10 jovens líderes brasileiros para aperfeiçoarem seu talento na Alemanha, selecionou a brasileira Mellany N. Moreira para integrar o grupo de participantes do programa de estudos, o qual a própria Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, representa.


Moreira é advogada, mestre em Direito e Negócios e atua na área de Propriedade Intelectual. Sua jornada teve início em 2013, quando recebeu um bolsa de estudos pela Fundação Joachim Herz na Bucerius Law School, uma importante escola de Direito em Hamburgo, onde realizou o mestrado em Direito e Negócios.


Logo quando chegou ao país para o mestrado, teve conhecimento do programa Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes – ação da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), cujo objetivo é promover pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o intercâmbio multicultural, a capacitação profissional e pessoal (networking). Apresentou sua candidatura para a Bucerius Law School, que decidiu apoiar sua pesquisa como instituição-anfitriã.


“A Bolsa Chanceler em si possui diversos fatores atrativos, mas a experiência única de desenvolver um networking internacional ao mesmo tempo em que trabalha em um projeto de sua autoria, foram preponderantes na minha decisão em me candidatar para a bolsa. Outro fator atrativo para mim, foi a independência que a AvH e a instituição-anfitriã alemã oferecem ao bolsista. A oportunidade de terminar o mestrado na Alemanha e ter a possibilidade, logo em seguida, de elaborar uma pesquisa sobre um tema do meu interesse e desenvolvendo uma rede de contatos internacional formaram uma combinação perfeita”, declara Moreira.


Quanto ao idioma, muitas vezes um desafio para os candidatos, a brasileira contou com a vantagem de já ter estudado o alemão em seu país de origem. O programa não exige que seus candidatos tenham conhecimento da língua local, mas incentiva o aprendizado do mesmo.


Durante três meses, os bolsistas vivem em Bonn e são imersos no dia a dia da cidade alemã: “Um momento bastante intenso para desenvolver ou melhorar o idioma e assim se adaptar ainda melhor no país” diz. Outras atividades também são oferecidas durante o ano. Uma viagem de 15 dias possibilita o encontro com diversas empresas privadas, CEOs, organizações governamentais e universidades; e recepções e encontros que fomentam o networking entre os candidatos da bolsa.


Pelo programa, a brasileira tem se focado a duas áreas de pesquisa: Propriedade Intelectual e a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG – Convention of International Sales of Goods). Além disso, recebeu a oportunidade de passar dois meses fora da Alemanha em instituições que possivelmente ajudariam em seu projeto de pesquisa.


Neste contexto, Moreira escolheu duas agências das Nações Unidas (ONU), a UNCITRAL – United Nations Comission on International Trade Law, em Viena (Áustria), e a OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual, em Genebra (Suíça), que a apoiaram no desenvolvimento da investigação.


“A contribuição do meu projeto será uma via de mão dupla, na qual ambos os países irão de familiarizar com os problemas e as dificuldades enfrentadas nos dois temas. Sob o meu ponto de vista, o programa não visa uma contribuição única para a Alemanha ou para o Brasil. Eu acredito que o ponto central é estreitar ainda mais as relações entre os dois países. Aqui, somos embaixadores brasileiros; no Brasil, somos embaixadores alemães; e em outros países, somos embaixadores de ambas as nações”, comenta a brasileira.


Após o término do programa, a Bolsa Chanceler Alemã oferece ao bolsista a oportunidade de apresentar seus resultados para a Chanceler Angela Merkel. Ademais, a previsão de Moreira é, por meio de uma estratégia de comunicação, apresentar suas conclusões para empresas que fazem compra e venda internacional de mercadorias, juntamente com a elaboração de um possível guia prático.


Segundo a bolsista brasileira, o retorno ao Brasil ainda não está definido. A bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes termina neste mês de setembro, entretanto, a Fundação Alexander von Humboldt prorrogou sua bolsa até dezembro de 2015. “De qualquer forma, estou em busca de novos desafios e de novas oportunidades a partir de janeiro de 2016”, finaliza.


Para saber mais sobre a Bolsa Chanceler para Futuros Líderes do Brasil, clique aqui

Divulgação
Divulgação