Brasil será sede do próximo WorldSkills, em 2015

O Brasil é palco de grandes eventos internacionais. Depois de ser eleito para sediar a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, o País foi escolhido para receber o WorldSkills 2015, maior torneio de educação profissional do mundo, que neste ano aconteceu em Leipzig, na Alemanha.  A competição ocorrerá em São Paulo, no Pavilhão do Anhembi, entre 11 e 16 de agosto de 2015.

“O orçamento para a realização do WorldSkills em São Paulo é de R$ 150 milhões. Estamos em negociação com alguns patrocinadores para que eles custeiem pelo menos metade disso. Também vamos conversar com o governo para nos ajudar, e o resto é de responsabilidade do SENAI”, afirma o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi.

São Paulo, que recebe cerca de 11 milhões de turistas por ano, tem infraestrutura adequada para receber a competição mundial, na avaliação do presidente do Worldskills Internacional, Simon Bartley. A capital paulista possui uma rede hoteleira com mais de 420 mil quartos, 12 mil restaurantes, três aeroportos, 55 estações de metrô, 90 museus e 39 centros culturais. O Pavilhão do Anhembi, que recebeu a Olimpíada do Conhecimento 2012, possui 76 mil metros quadrados e capacidade para mais de 11 mil pessoas.

WorldSkills 2013

O Brasil conquistou 12 medalhas no WorldSkills Leipzig 2013, que terminou no último domingo (7). Trata-se de um recorde para o País. Foram quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 15 diplomas de excelência. Na última edição, realizada em Londres há dois anos, o Brasil levou 11 medalhas – seis de ouro, três de prata e duas de bronze. Este ano, o País disputou em 37 das 46 ocupações do torneio, e o objetivo é que em 2015 compita em todas as categorias.

A equipe brasileira contou com a participação de 41 jovens de até 22 anos. Trinta e sete deles saíram de cursos de formação oferecidos SENAI e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). No ranking dos 53 países que participaram do torneio, o Brasil ficou em quinto lugar em número de medalhas, com 52 pontos, atrás de Coreia (89), Suíça (73), Taiwan (65), Japão (56).

Com informações do Portal da Indústria/CNI

Divulgação CNI
Divulgação CNI