Bolsas de estudo em proteção do clima


A Fundação Alexander von Humboldt (AvH) abre inscrições para o International Climate Protection Fellowships (Programa Internacional de Proteção do Clima, em tradução livre). A iniciativa é destinada a jovens de países emergentes, especialistas em Clima, interessados em conduzir projetos na Alemanha e desenvolver cooperações de longo prazo.


Segundo a AvH, o Programa oferece a oportunidade de futuros líderes passarem um ano na Alemanha, trabalhando em um projeto de pesquisa de sua escolha no âmbito da Proteção Climática. Além disso, o candidato tem a possibilidade de escolher o seu próprio anfitrião.


Para os interessados, é necessário ter nacionalidade não-europeia (veja aqui a lista de países) e ser ativo em uma das seguintes vertentes: científica, relacionada à engenharia, processos legais, economia, saúde e aspectos sociais das mudanças climáticas.


Durante uma fase inicial com duração de três semanas, o candidato participa de encontros com os outros bolsistas do programa e visitas a empresas, instituições de pesquisa e eventos culturais na Alemanha.


Um curso intensivo de alemão também é oferecido antes do início do programa, o que ameniza o impacto da inserção da cultura alemã no cotidiano do bolsista, enquanto um evento de educação continuada com duração de vários dias durante habilita o candidato a adquirir conhecimentos práticos de proteção do clima, bem como experiências em gestão.


A data limite para a submissão dos projetos de pesquisa termina no dia 1º de março de 2016. De acordo com a organização, serão oferecidas 20 bolsas de estudo.


Para mais informações, acesse: https://www.humboldt-foundation.de/web/icf.html


 

Shutterstock
Shutterstock