Bolsas DAAD-CAPES com inscrições abertas

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), promove parcerias acadêmicas entre universidades brasileiras e alemãs, a fim de incentivar o intercâmbio entre estudantes e docentes e pesquisadores dos dois países.

UNIBRAL

O UNIBRAL, destinado a estudantes e docentes de graduação, visa estimular a mobilidade dos estudantes, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos. Objetiva também o desenvolvimento de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro com aproximação entre as respectivas culturas.

A proposta para o UNIBRAL deverá envolver uma parceria entre instituições de ensino superior de cada país no âmbito de departamentos, institutos ou faculdades e também deverá ser apresentada à CAPES e ao DAAD, com um plano de ações conjuntas.

As modalidades de apoio do programa são: financiamento de dois anos, acrescidos de mais dois após avaliação; estadia de grupos de estudantes na instituição parceira por um a dois semestres; e estadia de docentes na instituição parceira por dez a 30 dias.

PROBRAL

O PROBAL, destinado a apoiar projetos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação strictu sensu com doutorado, contribui para o desenvolvimento de projetos bilaterais de pesquisa entre instituições brasileiras e alemãs através do fomento ao intercâmbio de pesquisadores brasileiros e alemães por um período de dois a quatro anos. O apoio visa ao aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, à produção científica conjunta, à troca de informações e à aplicação conjunta dos resultados da pesquisa, privilegiando o efeito multiplicador.

As modalidades de apoio são: estágios para docentes e pesquisadores alemães e brasileiros na instituição parceira (cobrindo os custos integrais na passagem aérea, da estadia e do seguro-saúde); bolsas de pós-doutorado, doutorado sanduíche e de curta duração (conforme critérios das duas agências); e custeio de atividades correntes até o valor máximo anual de €2500. A proposta também deverá ser apresentada a CAPES e ao DAAD, com um plano detalhado de ações conjuntas.

As inscrições para o DAAD vão até o dia 30 de junho e para a CAPES, até o dia 3 de julho.

Para mais informações: http://www.daad.org.br/pt/18316/.

 

CC / Flickr / lethaargic
CC / Flickr / lethaargic