Analfabetismo também afeta alemães

Cerca de 7,5 milhões alemães entre 18 e 64 anos não sabem ler e escrever em um nível considerado satisfatório, revelou um estudo conduzido pela Universidade de Hamburgo em 2010. Até então, acreditava-se que o país tinha algo próximo a 4 milhões de analfabetos.


Entre as 40,3 milhões de pessoas empregadas atualmente na Alemanha, mais de 2 milhões são consideradas analfabetas funcionais, ou seja, elas reconhecem palavras e frases, mas não conseguem interpretar textos curtos.


Para mudar esse cenário, os governos federal e estadual pretendem lançar, ainda no primeiro semestre, um programa conjunto de educação básica para adultos.


De acordo com a Ministra Federal da Educação da Alemanha, Annette Schavan, os analfabetos não constituem mais um grupo isolado no país, por isso, é preciso realizar reformas nas políticas educacionais em todos os níveis.


“Nós precisamos de um esforço nacional”, enfatiza a ministra. Para ela, toda a sociedade precisa se engajar nesse processo e essa participação se dará por meio do apoio de associações de trabalhadores, Câmaras setoriais, entre outros.

REGIERUNGonline / Photothek
REGIERUNGonline / Photothek