Alemão é ensinado na rede pública do DF

O idioma alemão agora também é disciplina na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF). A iniciativa faz parte do projeto “PASCH – Escolas: uma parceria para o futuro”, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em conjunto com o Goethe-Institut e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).


As aulas serão gratuitas e o idioma entrará como disciplina de língua estrangeira no Centro Interescolar de Línguas I de Brasília (CIL I), para estudantes dos 8° e 9° anos (7ª e 8ª séries) dos Ensinos Fundamental e Médio. As 80 vagas oferecidas inicialmente foram preenchidas em apenas 36 horas e uma lista de espera com mais de 100 alunos interessados já foi criada.


Lançamento


O termo de Cooperação Técnica que implanta o curso na rede pública foi assinado em abril deste ano, mas o lançamento oficial aconteceu nesta quarta-feira (05).


A Secretaria de Educação do DF disponibilizou o espaço para as aulas (salas de aulas e outros ambientes), corpo docente e toda estrutura administrativa, enquanto o Goethe-Institut, braço cultural do governo alemão, ficou responsável pelo aperfeiçoamento dos professores, pela disponibilização de material didático, livros para alunos e ainda outros equipamentos (computadores, impressoras, quadro interativo e TV).


Na cerimônia, o Embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, comentou a importância que o aprendizado do idioma pode ter para o futuro dos jovens.


“Brasil e Alemanha são parceiros em diversas áreas, incluindo a educação, em busca de novas oportunidades de cooperação. A Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, por exemplo, serão boas oportunidades para testar o aprendizado do alemão e de outras línguas“, disse.


No Brasil, o projeto “PASCH – Escolas: uma parceria para o futuro“ conta com 23 novos parceiros em todo o País.

SXC
SXC