Alemanha incentiva mobilidade estudantil

A Alemanha alcançou o primeiro lugar no ranking das instituições de ensino superior mais internacionalizadas do mundo, segundo resultados apresentados pelo British Council (BC) na conferência Going Global, realizada em Hong Kong na última semana.


O país se encontra à frente de universidades da Austrália, do Reino Unido e da China na lista composta por 12 países. As instituições foram analisadas em diferentes aspectos, como acessibilidade, qualidade e reputação, o apoio dispensado aos estudantes estrangeiros e o incentivo dado aos próprios alunos para que tenham experiências de estudo e pesquisa no exterior.


De acordo com o BC, as universidades alemãs se tornaram mais atraentes para os estrangeiros nos últimos anos, devido principalmente ao aumento da oferta de cursos e programas em inglês. Além disso, as baixas taxas de matrícula e semestralidade, a permissão para trabalhar nos horários livres e a concessão de bolsas de estudo têm atraído estudantes do mundo todo para o país.


A mobilidade dos estudantes alemães pela Europa também foi destacada no relatório. A realização de intercâmbios durante os estudos é incentivada pelo Ministério Alemão da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), que tem como meta enviar metade dos universitários do país para realizar parte do seu curso no exterior.


A secretária geral da DAAD, agência que representa internacionalmente as instituições de ensino alemãs, Dra. Dorothea Rüland, considera a conquista dessa posição no ranking merecida, visto que o país tem feito consideráveis esforços para atrair estudantes estrangeiros.

regierungONLINE/Maro/version-foto.de
regierungONLINE/Maro/version-foto.de