Alemanha facilita validação de diploma estrangeiro


Mais uma excelente notícia para quem quer trabalhar na Alemanha. Já está online o site Recognition in Germany (Reconhecimento na Alemanha) – serviço do Governo alemão que oferece informações atualizadas sobre a base jurídica e o procedimento para a obtenção de reconhecimento de diplomas universitários e das qualificações profissionais estrangeiras.


Disponibilizado em alemão e inglês, www.anerkennung-in-deutschland.de permitirá que os imigrantes que já moram na Alemanha e os candidatos a uma vaga de trabalho descubram se, onde e como as suas qualificações acadêmicas e profissionais obtidas no exterior podem ser reconhecidas e certificadas no país. E o que é mais prático: o buscador online de reconhecimento (Recognition Finder ou Anerkenungs-Finder) direciona, em poucos passos, o usuário para o exato local que cuidará do processamento do seu caso específico.


Assim como www.make-it-in-germany.com, lançado em junho para atrair profissionais e superar a escassez de mão de obra qualificada – estrangeira ou não – na Alemanha, o Recognition in Germany também apresenta informações sobre o mercado de trabalho no país – vagas, requisitos e custos – bem como aconselhamento, tanto pessoal quanto por meio de uma central telefônica de atendimento. Desde abril, a hotline do serviço já recebeu mais de mil ligações.


Prioridade


O recrutamento de trabalhadores qualificados é uma prioridade do Governo da Alemanha. Em abril, o Bundestag (Câmara baixa do Parlamento alemão) aprovou a introdução do chamado Blue Card, uma diretriz da União Europeia (UE) sobre trabalhadores altamente qualificados.


Pelas novas regras, profissionais de países de fora da UE devem apresentar diploma universitário e um contrato de trabalho com um salário anual de pelo menos 44.800 euros para obterem um visto de permanência na Alemanha. Até agora, o mínimo exigido nesses casos era uma renda de 66.000 euros anuais. Para áreas nas quais a demanda por profissionais é maior, como é o caso de engenheiros, matemáticos, médicos e profissionais de TI, a renda mínima exigida é ainda menor: 34.944 euros.


Após três anos, os profissionais com Blue Card podem obter um visto de permanência definitivo para si e para sua família, caso ainda estejam trabalhando. Se eles comprovarem ter bons conhecimentos de alemão, o prazo cai para dois anos.


Além disso, a lei prevê que um estrangeiro com nível superior receba um visto de seis meses para procurar emprego na Alemanha. Recém-graduados poderão ficar 18 meses procurando emprego no país, em vez dos atuais 12 meses.


 

Screenshot
Screenshot