Aberta programação científica Alemanha + Brasil

Aconteceu nesta quarta-feira (15), na capital fluminense, a abertura oficial da programação científica da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, com a presença do presidente alemão, Joachim Gauck, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antonio Raupp, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de outras autoridades governamentais e científicas.

Em seu discurso, Joachim Gauck elogiou a disposição do Brasil: “O Brasil tem se mostrado um País disposto a inovar. Tenho visto pesquisadores brasileiros e alemães assumindo esse compromisso por um futuro melhor. A humanidade avança de ano para ano e todos devem ter o direito de participar desse crescimento. Isso só será possível com transformações de grande porte de produtos de natureza tecnológica. Por essa razão, faz parte da nossa responsabilidade conjunta não apenas cooperar nas esferas política e econômica, mas também em tecnologia e ciência”.

Marco Antonio Raupp ressaltou que o País resulta de contribuições de natureza cultural, social e comportamental de vários povos, entre eles, os alemães, que têm auxiliado em inúmeros campos, especialmente pelo apego ao trabalho e a valorização à educação. “Os alemães, com seu alto desenvolvimento, já nos ensinaram muito. Essa temporada da Alemanha no Brasil é algo que ajudará a engrandecer ainda mais a nossa nação e a enriquecer a nossa diversidade cultural”, disse.

O ministro ressaltou a “longa duração” da relação bilateral, citando como exemplo a assinatura, em 1996, do acordo-quadro de cooperação em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, e o objetivo do governo brasileiro de enviar, pelos próximos três anos, 10 mil estudantes brasileiros a universidades alemãs pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Programação científica

Durante o evento, a presidente do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD, na sigla em alemão), Margret Wintermantel, apresentou a programação científica da temporada 2013-2014. Ela destacou que, ao longo do período, parceiros alemães e brasileiros poderão propor projetos.

Congressos temáticos, seminários, feiras universitárias, exposições científicas, concursos e até visitas a navios de pesquisas integram os projetos. Entre 28 de maio e 2 de julho de 2013, o navio de pesquisa alemão Meteor estará em Fortaleza e poderá ser visitado por cientistas, tripulações, representantes de instituições alemãs e brasileiras, além de estudantes.

O Museu de Arquitetura da Universidade Técnica de Munique e o Instituto de Relações Internacionais de Stuttgart estão organizando, para os meses de março e maio de 2014, exposição sobre os 100 anos de arquitetura e design na Alemanha. O evento, que ocorrerá em São Paulo, apresentará um dos capítulos mais importantes da história cultural e econômica do século XX.

A programação completa e outras informações sobre Alemanha+Brasil podem ser encontradas em www.alemanha-e-brasil.org.

Com informações da Ascom do MCTI

André Gomes de Melo/Governo do Rio de Janeiro
André Gomes de Melo/Governo do Rio de Janeiro