2013: 90 anos do Colégio Imperatriz Leopoldina

“Fundado em fevereiro de 1923, no bairro de Santana, o Colégio Imperatriz Leopoldina teve, no momento de sua criação, a educação direcionada aos filhos de imigrantes alemães, moradores da Zona Norte de São Paulo. Inicialmente, denominado Hindenburg Schule, funcionava com 3 salas de aula e 60 alunos, à rua Voluntários da Pátria, e era mantida pela Sociedade Alemã de Santana e Arredores.

Devido ao número crescente de alunos, passou para o endereço atual [na Rua Pedro Doll, também em Santana], onde recebeu outros nomes: Externato Pedro Doll, em função do nome da rua, que homenageia um imigrante alemão; Ginásio Imperatriz Leopoldina, em homenagem à Imperatriz Leopoldina, de origem austríaca e, em 1965, passou a Colégio Imperatriz Leopoldina.

Em 1936, o colégio teve de investir em novas instalações e contou com a contribuição voluntária da comunidade alemã, na forma de mutirões de trabalho e de doações.

Em 1954, constituiu-se a 1ª diretoria denominada Associação Cultural e Beneficente de Santana, de acordo com as leis brasileiras.

Em 1960, foi eleito presidente da Associação, o Sr. Otto Baumgart, condicionando seu cargo à atuação efetiva do vice-presidente Sr. João Ricardo Beck, que, em 1965, tornou-se presidente da mantenedora do colégio, até o seu falecimento em 15 de dezembro de 2007. O atual Presidente da Mantenedora é o Sr. Andreas G. Matthes.

Nesses 90 anos, o CIL tem escrito sua história, sempre voltado à educação da criança e do adolescente, aliando sua tradição bicultural de formação alemã às constantes inovações que levam ao desenvolvimento sociocultural do educando. Nesse sentido, o colégio tem se mantido fiel aos seus valores, capacitando jovens na busca do saber, a fim de que possam atingir seu potencial pleno.

Assim, o ano de 2013, trouxe grandes expectativas quanto às comemorações de seu 90º aniversário: era mister mostrar a grande importância da contribuição pedagógica à região. Por meio das festividades, disseminaram-se aspectos culturais alemães inseridos nos costumes brasileiros, tais como danças, músicas, gastronomia, festas típicas e literatura.

É desta forma que o Colégio Imperatriz Leopoldina mostra às novas gerações a qualidade de seu trabalho, voltado para atender todas as necessidades educativas dos tempos atuais, através de um empenho constante, realizado por todo corpo administrativo e docente.

O colégio garante sucessivas melhorias e expansões em sua estrutura física e pedagógica, esperando continuar contribuindo para a capacitação de seus alunos, com consciência e com responsabilidade, sem nunca esquecer sua prevalecente meta: competência educacional.”

Divulgação Colégio Imperatriz Leopoldina
Divulgação Colégio Imperatriz Leopoldina