Bolsistas do Inova Talentos na Bosch geram patentes

boschDesde 2014, a Bosch aprovou, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um total de 84 bolsas do Inova Talentos para atuação de pesquisadores em diferentes áreas da organização, totalizando 65 projetos de inovação que foram concluídos ou que ainda estão em desenvolvimento. Até o momento, estes projetos geraram 21 pedidos de depósito de patentes.

Com isso, a empresa pretende reforçar ainda mais a sua estratégia de localização para atender a demanda nos próximos anos por produtos e serviços desenvolvidos para proporcionar mais eficiência energética, redução de emissões, conforto e segurança. “Queremos tornar a vida das pessoas melhor e mais fácil”, ressalta Bruno Bragazza, gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Bosch Brasil.

“O Inova Talentos é uma excelente oportunidade para as empresas reduzirem as barreiras que existem quando o assunto é pesquisa e desenvolvimento. Dessa forma, o programa ajuda a tirar da gaveta ações inovadoras, mas que muitas vezes não conseguem ir em frente devido à falta de mão de obra qualificada”, diz Bragazza.

Além disso, cinco bolsistas do programa Inova Talentos na Bosch tiveram seus trabalhos premiados graças aos vieses de inovação e performance. Investir e apoiar projetos inovadores é essencial para o desenvolvimento de uma empresa e da sociedade a qual está inserida. Aliás, a inovação faz parte do DNA da Bosch desde 1886, quando o seu fundador Robert Bosch criou sua Oficina de Mecânica de Precisão e Eletrotécnica, em Stuttgart, base do alicerce daquilo que, já naquela época, se tornaria uma empresa líder no fornecimento mundial de tecnologia e serviços.

A troca de experiência entre a área acadêmica e a indústria é outro fator importante que o Inova Talentos proporciona, já que a teoria e a prática caminham lado a lado nesta iniciativa. “Para o bolsista, o programa também é uma experiência única, visto que no máximo em dois anos é preciso iniciar e finalizar um projeto, e isso tanto o auxilia a ingressar e se familiarizar com o ambiente de trabalho como o apoia em sua formação profissional”, afirma José Velloso, coordenador do programa na Bosch.

Cerca de 25% dos bolsistas que concluíram seus programas na Bosch foram contratados pela empresa.

Foto: Divulgação Bosch