Alunos vivenciam dia a dia de empresa em projeto do Colégio Humboldt

jovensSessenta e quatro alunos do Ensino Médio do Colégio Humboldt terão a oportunidade de assumir um posto no mercado de trabalho por cinco dias. Para muitos deles, será o primeiro. O “Projeto Trabalho”, que já existe há 20 anos, permite que eles conheçam a estrutura organizacional e hierárquica, os diversos departamentos, os processos de trabalho e a cultura organizacional das empresas no próprio ambiente profissional. O projeto acontecerá de 02 a 06 de outubro e contará com a participação de grandes empresas, como Habib’s, Leschaco, Hamburg SÜD, HDI Seguros, Clínica Santa Isabella, Communica Brasil, DWB – Cursos no Exterior, entre outras.

“Uma tarefa importante para um colégio moderno e contextualizado é a de preparar seus estudantes para o futuro. A escolha da profissão certa e a possibilidade de vivências relacionadas às suas vocações são metas a serem alcançadas. Dar-lhes uma rápida noção de como funciona o dia a dia de uma organização é uma das formas de provocar reflexões sobre as carreiras profissionais, os processos de trabalho e de culturas organizacionais”, afirma Valdir Rasche, diretor pedagógico do Colégio Humboldt.

Nestes cinco dias, os alunos participarão da vida das empresas como se realmente trabalhassem lá, passando pelos diversos setores da organização, colaborando, dentro do possível, com os funcionários nas suas tarefas diárias, para que vivenciem as áreas que mais têm interesse em cursar na universidade.

No decorrer do primeiro semestre, os alunos tiveram uma orientação pedagógica para o melhor aproveitamento do estágio. Como parte da iniciativa para auxiliar na escolha da carreira, eles também participaram no mês de agosto da FEASP – Feira de Escolas e Empresas Alemãs de São Paulo, para que tivessem contato com profissionais, universidades, empresas alemãs e alunos de colégios alemães e pudessem ter uma visão mais prática sobre cerca de 50 profissões, assim como entender como o idioma alemão pode ajudá-los em suas carreiras profissionais.

Foto: Shutterstock