Alemanha financia criação de centros de pesquisa na América Latina

EuroEm comunicado divulgado em meados de julho, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF, na sigla em alemão) define novas linhas de fomento para a implementação de centros e instalações de pesquisa no Brasil e em outros países latino-americanos. 

Com o objetivo de fortalecer a posição ocupada pela Alemanha no cenário globalizado da ciência, a medida busca estimular a internacionalização da educação e pesquisa do país e fortalecer cooperações científicas e tecnológicas. Neste processo, a intensificação da colaboração alemã com governos e parceiros em países latino-americanos em desenvolvimento ganha uma nova dimensão. A partir do programa de fomento “Estruturas de pesquisa com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México”, o BMBF apoiará a construção conjunta e sustentável de instalações de pesquisa nestes países-alvos.

Instituições alemãs de ensino superior e pesquisa interessadas poderão apresentar projetos para estabelecerem tais centros de pesquisa, que devem ser direcionados para áreas do conhecimento prioritárias de cada país. Serão financiados pelo ministério, por exemplo, projetos de grupos de pesquisa, laboratórios de pesquisa, laboratórios de testes, plataformas de comunicação, centros de pesquisas e redes de cooperações.

As áreas de cooperação com o Brasil definidas como prioritárias são bioeconomia, matérias-primas economicamente estratégicas, pesquisa marinha e pesquisa climática.

Para acessar o edital (em alemão), clique aqui.

Foto: Divulgação eurobundesregierung 

Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo