LANXESS está presente nos Jogos de Verão do Rio

Titel_Farbkarte_159_1_01_bearb (1)Os pigmentos inorgânicos da LANXESS já acrescentaram mais cor aos principais eventos desportivos no passado. Agora, os produtos da consagrada linha Bayferrox devem levar o mesmo efeito à área de esportes, na Barra da Tijuca, no Brasil. “Entre 05 e 21 de agosto, os 10 mil atletas de 166 países que competirão em 28 modalidades esportivas, assim como os espectadores que assistirão as disputas, irão literalmente caminhar sobre a LANXESS”, diz Joerg Hellwig, chefe da unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos da companhia. Isso porque grande parte da área ao redor deste espaço foi colorida com os pigmentos pretos e vermelhos da LANXESS.

Pigmentos premium para design e segurança
A Via Olímpica, uma avenida de pavimentação de pisos intertravados com tonalidades de grafite, atravessa o entorno de todo o trecho da entrada, passando pelas 15 arenas de competição, até a ponta da área triangular. Os pisos de oito centímetros de espessura, colocadas em forma de onda, simbolizam a afluência dos Rios Negro e Solimões (Amazonas).  A água em tom preto do Rio Negro tem essa coloração escura por conta de seu alto teor de ácidos húmicos e fúlvicos, enquanto a água clara do Rio Solimões parece vista sob um ângulo de cor branca por conta dos sólidos à base de minerais que contém. Os rios correm em adjacência por uma distância de 11 quilômetros antes de eventualmente convergirem. Os pisos coloridos da pavimentação de concreto, que simbolizam justamente este “encontro das águas”, foram construídas com mais de 40 toneladas de óxido de ferro dos pigmentos pretos Bayferrox 318 e Bayferrox 340.

Outras diversas zonas em torno do espaço também contam com o design colorido, como a grande praça em frente ao parque de exibição pública, localizada logo após o boulevard. A sua proeminente coloração vermelha vem dos pigmentos Bayferrox. Os pisos são drenantes com medida de 40x40x8 cm, coloridos com mais de 20 toneladas de Bayferrox 110 foram colocados ao longo de mais de 12 mil metros quadrados da área. Estes pisos de pavimentação altamente permeáveis à água evitam formação de poças após chuvas fortes.

Dando cor a Vila dos Atletas
Os pigmentos Bayferrox também são uma característica proeminente na Vila dos Atletas: as pistas para as ciclovias foram coloridas com o pigmento vermelho de óxido de ferro Bayferrox 130. A coloração vermelha ajuda a aumentar a segurança no trânsito, marcando claramente as ciclovias para separá-las do cinza das passarelas de concreto que serão usadas pelos pedestres. Mesmo após o fim dos jogos, as superfícies coloridas continuarão com sua aparência brilhante por décadas, graças à excelente resistência dos pigmentos às intempéries. 

Sustentabilidade como prioridade
A questão da sustentabilidade foi de grande importância para os organizadores na construção desse espaço esportivo na Barra da Tijuca. Por exemplo, desde o início foram instaladas cisternas de água e estações de tratamento, que serão utilizadas posteriormente, quando a área for incluída no processo de planejamento como novo bairro da cidade. A LANXESS, por meio de todas as suas diversas áreas de negócios, é uma forte parceira da sustentabilidade. Seus processos de produção são projetados para conservar os recursos e preservar o meio ambiente, bem como para serem seguros e sustentáveis. Todas as instalações de produção estão certificadas com a norma DIN ISO 9001 e ISO 14001, além de passarem por auditoria regularmente. Pioneirismo no desenvolvimento de instalações de resíduos de gás e tratamento de águas residuais nos respectivos sites que ajudam a evitar praticamente todas as emissões.

Foto: Divulgação LANXESS