ebm-papst oferece suporte a equipe de competidores universitários

carros_kit_fyrmula_universityarios_div_ebm_papst_rgbQuando as primeiras solicitações de patrocínio de equipes da “Fórmula Estudante” chegaram, cerca de seis anos atrás, a ebm-papst se prontificou a apoiar os alunos no desenvolvimento de seus carros de corrida. A Fórmula é uma competição de design internacional, em que mais de 600 equipes universitárias competem em autódromos ao redor do mundo.

Desde então, a empresa forneceu ventiladores e motores. Quando necessário, um engenheiro de desenvolvimento presta auxílio à equipe. Natasa Kopp, responsável pelo Marketing da universidade em St. Georgen e dos pedidos, diz que “é importante para nós promover projetos como o Fórmula Estudante e apoiar a próxima geração de engenheiros. Nós enxergamos um grande potencial para o desenvolvimento de veículos elétricos em particular.” Outra vantagem é que o programa familiariza os alunos com a companhia; depois de formados, talvez um deles se decida a seguir carreira na ebm-papst.

Ventiladores axiais para o turbocompressor

Os membros da equipe 80-strong KA-RaceIng do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT) proveem de uma grande variedade de disciplinas como Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia Elétrica ou Tecnologia da Informação.

O time faz parte do concurso há dez anos e apresentou seus dois carros recém-projetados no mês de abril. Mais de 700 alunos, professores e patrocinadores se alojaram no maior auditório do instituto para ver a apresentação. Durante meses, os alunos colocaram seu empenho e talento inventivo no desenvolvimento dos protótipos. “A Fórmula Estudante só funciona graças aos nossos patrocinadores,” diz Florian Brunner (20 anos), estudante de Engenharia Industrial do KIT, que está envolvido no Marketing da equipe desde o ano passado. “Neste momento, estamos em segundo lugar no ranking mundial com nosso carro elétrico”.

Três ventiladores axiais da ebm-papst foram instalados no KIT16e para esfriar seus motores e a eletrônica de potência. Estes também estão instalados em sua contrapartida de combustão, o KIT16c. Os ventiladores sugam o ar através do intercooler e arrefecem o turbocompressor. “As peças da ebm-papst sempre mantiveram sua promessa,” diz Brunner. Novamente este ano, vamos manter nossos dedos cruzados para que os carros KA-Racelng convençam os palestrantes e cruzem a linha de chegada em primeiro lugar nos autódromos da Grã-Bretanha, Áustria, Alemanha e Espanha”, completa.

Foto: Divulgação ebm-papst