ZF apresenta sistema de pagamentos relativos à mobilidade

driver CC Pixabay UnsplashA ZF, a UBS e o innogy Innovation Hub anunciam o desenvolvimento conjunto de um sistema para facilitar pagamento chamado Blockchain Car eWallet. A solução inovadora se encarregará de muitos outros pagamentos relativos à mobilidade, como pedágios, pagamentos de estacionamento ou partilha de veículos. 

No caso dos veículos elétricos, os principais problemas para os motoristas hoje são os trajetos curtos e os rápidos ciclos de carregamento. Mesmo quando o motorista encontra uma estação de recarga, os diversos tipos de pontos, bem como os diferentes cartões e sistemas de pagamento, frequentemente se revelam um desafio. Para superá-lo, as empresas desenvolveram o Car eWallet.

O produto permitirá que os usuários paguem pedágios, estacionamentos e carregamentos enquanto se deslocam, pode coletar taxas para compartilhar veículos, provisionar energia ao sistema de recarga ou serviços de entrega.

Conveniência do pagamento automático

Como um cartão normal, o Car eWallet precisa ser reabastecido periodicamente. Os usuários podem transferir facilmente dinheiro online de um PC ou aplicativo móvel dedicado e autorizá-lo a realizar independentemente pagamentos até um determinado limite. Por exemplo, no deslocamento matinal até o escritório, o automóvel pagará automaticamente um pedágio, poupando assim o incômodo de esperar em uma fila. O motorista será então avisado enquanto ainda se desloca e receberá atualizações online a cada pagamento feito.

Pagamentos podem ir em ambos os sentidos

Outro recurso planejado é aceitar pagamentos e autorizar o acesso de terceiros ao veículo. Em vez de ter que realizar um possível deslocamento ou manter um veículo compartilhado aguardando em um estacionamento, o Car eWallet pode torná-lo disponível para terceiros e receber o pagamento pelo veículo compartilhado com o motorista temporário.

Ele também permite acesso por pessoas que não são motoristas. Por exemplo, o usuário pode autorizar o porta-malas do veículo estacionado a se abrir, se for lido um código de autenticação específico. Isso permitirá entregar encomendas diretamente a um veículo e protegendo contra o acesso não autorizado.

A aplicação também pode ser integrada em sistemas inteligentes de fornecimento de energia. No futuro, poderá ser utilizada no automóvel para controlar o processo de carregamento conforme a energia renovável disponível. Em particular, o automóvel também poderá devolver a energia ao sistema de fornecimento se for autorizado pelo usuário.

Tecnologia Blockchain segura

A tecnologia utilizada é a Blockchain, que permite realizar transações em tempo quase real, sem necessidade de uma entidade centralizada ou terceiro de confiança. É referente a uma cadeia de blocos de dados virtual, criptograficamente segura, que armazena os registros de todas as transações de forma que possa ser gerada uma relação de todos os saldos do usuário. Uma vez que essa relação é armazenada em muitos computadores e pode ser bloqueada por todos os usuários, o sistema é considerado muito seguro.

Foto: CC/Pixabay/Unsplash