Volkswagen se reconcilia com o passado no Brasil

capa livro ditadura - destaque1A Volkswagen disponibilizou um estudo sobre o período do regime militar no Brasil, realizado pelo Professor Dr. Christopher Kopper, da Universidade de Bielefeld. O respeitado historiador foi contratado pelo Conselho de Direção da Volkswagen AG em 2016 para examinar o papel da empresa entre 1964 e 1985, no Brasil. A Volkswagen é a primeira empresa do setor automotivo do país a examinar sua história durante esse período. Os resultados da pesquisa podem ser baixados da homepage da Volkswagen em alemão, inglês ou português. 

Baseado em declarações feitas por ex-empregados à Comissão Nacional da Verdade em 2014, a Volkswagen conduziu inicialmente uma pesquisa histórica interna, antes de nomear o historiador externo Prof. Dr. Christopher Kopper para examinar, num estudo independente, o papel desempenhado pela empresa durante o regime militar brasileiro entre 1964 e 1985. A pesquisa foi baseada em documentos do arquivo corporativo da Volkswagen AG em Wolfsburg, Alemanha, e do arquivo corporativo da Volkswagen do Brasil.  Durante suas atividades de pesquisa em São Paulo, o Professor Kopper também visitou arquivos governamentais brasileiros e entrevistou testemunhas da época.

À luz da avaliação científica das fontes disponíveis, o Professor Kopper conclui em seu estudo independente que “houve cooperação entre indivíduos da segurança interna da Volkswagen do Brasil e o regime militar vigente, mas não foram encontradas evidências claras de que a cooperação era institucionalizada na empresa”.

Aprendendo com o passado

Para reforçar o apoio da Volkswagen aos direitos humanos, uma placa em memória das vítimas do regime militar foi descerrada nas instalações da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Esse momento também marca o ponto inicial da cooperação com organizações de promoção social e de direitos humanos.   

A primeira a ser anunciada pela Volkswagen é a parceria com o Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade, apoiando um projeto local para crianças e adolescentes promovido pela organização internacional de direitos da criança Terre des Hommes.

“A Volkswagen tem uma ligação histórica e emocional com o Brasil e os brasileiros. Um compromisso de longo prazo, com 65 anos de atuação no País. Com esta ação, a empresa reafirma seu compromisso com o Brasil e reforça seus valores a favor dos direitos humanos e a responsabilidade social”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil.

Para baixar o estudo “A VW do Brasil na Ditadura Militar 1964-1985: Um Estudo Histórico”, acesse os links abaixo:
Versão em português no site de Imprensa da Volkswagen do Brasil
Versões em alemão, inglês e português no site do Grupo Volkswagen

Foto: Divulgação Volkswagen