Volkswagen recebe certificação internacional por eficiência no uso de energia

A fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), está cada vez mais eficiente no uso de energias (elétrica/gás natural/diesel)! Prova isso é que a unidade acaba de conquistar a certificação inédita ISO 50001:2011 de seu SGE (Sistema de Gestão de Energia), que visa a melhoria contínua do desempenho energético, contribuindo para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.

Comprova que a empresa tem um padrão eficiente no uso de energias.A certificação da Anchieta de acordo com a norma internacional ISO 50001 comprova que a fábrica já tem um padrão eficaz do ponto de vista energético. E, ao mesmo tempo, permite que a unidade torne seus processos cada vez mais eficientes em relação ao uso da energia. A Anchieta – onde são produzidos os modelos Novo Polo, Virtus e Saveiro – é a 1ª fábrica da VW na América do Sul a receber essa certificação. A conquista ocorreu junto com a auditoria que aprovou a manutenção da ISO 14001:2015, do Sistema de Gestão Ambiental da Anchieta.

“Na Volkswagen do Brasil, a eficiência energética é mais do que uma preocupação ambiental, é também uma estratégia de negócio. Trabalhamos para tornar nossos processos cada vez mais sustentáveis, além de tecnológicos, inovadores e seguros. E a conquista da ISO 50001 demonstra o compromisso da VW com o meio ambiente, ao usar energias de forma eficaz”, afirmou o Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, António Pires.

O trabalho para a conquista da ISO 50001 envolveu a criação da área de Meio Ambiente e Eficiência Energética e o fortalecimento da CICE (Comissão Interna de Conservação de Energia, com representantes de todas as áreas).
 
“Nos orgulhamos de ter a operação da fábrica Anchieta dentro dos padrões internacionais de gestão de energias, além de alinhada à Política Ambiental e de Energia do Grupo Volkswagen. E as áreas de manutenção têm destaque no consumo eficaz”, disse o Plant Manager da fábrica Anchieta, Mário Rodrigues.
 
“O desenvolvimento de processos cada vez mais eficientes do ponto de vista de energia é uma ação concreta da VW do Brasil. Tanto que os novos projetos já trazem a eficiência energética em sua base”, afirma o gerente de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Rafael Pestana. A auditoria será realizada em todas as fábricas da VW do Brasil.

Vantagens com a implementação da ISO 50001

  • Contribui de forma sistemática com a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.
  • Ajuda a empresa a ter processos cada vez mais eficazes do ponto de vista energético.
  • Possibilita uma visão clara do status atual de uso e consumo de energia, tendo como base os objetivos energéticos da companhia.
  • Define e prioriza a implementação de novas tecnologias e medidas energeticamente mais eficientes.
  • Fornece uma estrutura para promover a eficiência energética em toda cadeia de Suprimentos.
  • Define metodologia para comparar, medir, documentar e comunicar o uso da energia.
  • Otimiza a utilização dos equipamentos que consomem energia, identificando oportunidades para reduzir custos de manutenção ou expandir a capacidade.
  • Demonstra aos stakeholders (públicos de relacionamento) o compromisso para cumprir as melhores práticas de proteção ao Meio Ambiente.

 
Economia de Energia na Volkswagen do Brasil

  • 448 novas ações de economia de energia foram implementadas na Volkswagen do Brasil desde 2012.
  • 95.928 MWh é a economia por ano com essas ações. Equivalente ao consumo anual de cerca de 50 mil casas!
  • Em 2018, a Volkswagen do Brasil reduziu em 10,4% o consumo de energia por veículo produzido, comparando com 2017.

 
Confira algumas ações da fábrica Anchieta para economizar energia

  • Novos robôs da área de Armação (onde é montada a carroceria) têm nova tecnologia que consome 30% a menos de energia do que o processo anterior.
  • Elevadores geram energia: em áreas produtivas, como a Armação, elevadores “transportam” a carroceria. Quando o elevador sobe, usa energia elétrica. Quando desce, o sistema transforma a energia mecânica em elétrica, a qual é lançada na rede da fábrica para uso em outros processos.
  • Rodagem produz energia: antes de sair da Montagem Final, os veículos passam pelo teste de rodagem, onde são acelerados sobre rolos. Esses rolos têm um eixo ligado a um motor, que converte a energia mecânica em elétrica, a qual é devolvida à rede da fábrica para uso em outros processos.
  • Substituir sistemas de gerenciamento do consumo de energia por controles digitais.
  • Priorizar a manutenção de elementos que compõem as instalações elétricas.
  • Substituir motores tradicionais pelos de alto rendimento.
  • Instalar inversores de frequência para controlar velocidade e potência consumida por equipamentos.
  • Aproveitar luz natural e usar sensor de presença.
  • Instalar medidores de energia para monitorar o consumo de cada área.

 
Volkswagen do Brasil é movida a energia elétrica 100% limpa
 
Em uma iniciativa inovadora e que demonstra o compromisso da Volkswagen do Brasil com a sustentabilidade ambiental, a empresa abastece suas unidades com energia elétrica 100% limpa desde 2016. A empresa incluiu uma cláusula em seus contratos de compra de energia elétrica: precisa ser 100% limpa, de fontes renováveis, neste caso, de hidrelétricas.
 
Só para imaginar o impacto positivo dos contrato, é como se a empresa tivesse plantado 166.118 árvores de 2016 a 2018.
E o que é energia elétrica limpa? Um exemplo é quando a produção dessa energia não envolve queima de combustíveis (entre os quais carvão e gás), o que causaria a emissão de gás carbônico (CO2), um dos “responsáveis” pelo Efeito Estufa. Com as hidrelétricas, é assim: a energia é gerada pela pressão da água, que move suas turbinas.
 
VW tem sua própria hidrelétrica e é pioneira do setor a investir em energia limpa!
 
Além de comprar energia elétrica 100% limpa, a Volkswagen do Brasil tem sua própria PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica), no rio Sapucaí, um afluente do rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará (SP), que em 2017 gerou 21% da energia consumida pela empresa. A Volkswagen do Brasil é pioneira a investir na geração de energia limpa, entre as montadoras instaladas no País.
 
A pequena hidrelétrica trabalha com três turbinas, com potência instalada de 22,68 MW, com capacidade para gerar aproximadamente 100.000 MWh/ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes.  A PCH Anhanguera, também conhecida como Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.), é resultado de uma parceria entre a VW do Brasil, a Seband e a Pleuston.
 
PCH Anhanguera é exemplo de preservação ambiental
 
A PCH Anhanguera e seu entorno são exemplos do cuidado que a Volkswagen do Brasil tem com o meio ambiente. Antes da construção da usina, a empresa concentrou esforços para minimizar impactos ambientais. Foram feitos estudos de educação ambiental, proteção, recuperação e manutenção da qualidade da água e solo, da fauna e flora. Ações no entorno contribuíram com a preservação dos animais (principalmente ameaçados de extinção) e recuperaram a mata nativa, permitindo o perfeito equilíbrio ecológico.

Divulgação: Volkswagen