Volkswagen lança a campanha “ELECTRIC FOR ALL”

A Volkswagen está conduzindo a transição para a mobilidade elétrica com uma consistência e empenho diferenciados de qualquer outra fabricante de automóveis. Como parte da campanha ELECTRIC FOR ALL (Elétricos para Todos), a marca vai colocar na estrada modelos atraentes com preços acessíveis, abrindo caminho para a chegada dos veículos elétricos. Esta ofensiva é baseada na Arquitetura Modular de Propulsão Elétrica (MEB), uma plataforma tecnológica desenvolvida especificamente para veículos elétricos. A produção do Volkswagen ID., primeiro veículo de série do mundo baseado na MEB, começará em Zwickau no final de 2019.

No lançamento da campanha ELECTRIC FOR ALL, a Volkswagen demonstrou o elemento central da MEB – o chassi pronto para rodar sem a carroceria e o interior – exatamente como será usado nos modelos de série. A Volkswagen também apresentou uma infraestrutura de carga para os modelos elétricos: um protótipo de design da “Volks-Wallbox”, um sistema doméstico acessível que torna a carga dos modelos da família ID. fácil e prática.

O slogan ELECTRIC FOR ALL remete à visão e ao compromisso central da marca Volkswagen: colocar tecnologias inovadoras ao alcance do público. A MEB é a chave para os “carros elétricos para todos”: ela possibilita uma relação preço-serviço até agora inalcançável e será fundamental na transformação do veículo elétrico de um produto de nicho em best-seller. Segundo o membro do Conselho da Marca para Mobilidade Elétrica, Thomas Ulbrich: “vamos tornar os veículos elétricos populares e entusiasmar o máximo possível de pessoas pelos carros elétricos. A MEB é um dos projetos mais importantes da história da Volkswagen – um marco tecnológico, similar ao que foi a transição do Fusca para o Golf.”

MEB: a plataforma tecnológica para a idade da eletricidade

A estratégia sistemática dessa plataforma é uma das propostas de vendas específicas da Volkswagen. Ela comprova a força com que a marca e o Grupo Volkswagen estão investindo na mobilidade elétrica. Segundo Thomas Ulbrich: “Estamos usando ao máximo as possibilidades que o carro elétrico pode oferecer e criando ao mesmo tempo uma enorme economia de escala. Cerca de 10 milhões de veículos em todo o Grupo serão baseados nessa plataforma, apenas na primeira leva. A MEB é a espinha dorsal econômica e tecnológica para levar o carro elétrico para todos.”

Conforme explicou Christian Senger, chefe da Linha de Produtos de Mobilidade Elétrica, a plataforma MEB traz importantes benefícios para os clientes: “O ID. será um marco no desenvolvimento tecnológico.  Ele será o primeiro carro elétrico completamente conectado com utilidade total para o dia-a-dia que milhões de pessoas terão condições de adquirir.” A MEB permitirá instalar baterias maiores, por exemplo. Isso não apenas aumenta significativamente a autonomia. “O carro adere à estrada muito bem, realmente, graças à bateria plana no assoalho, e o espaço interno é muito mais generoso – estamos fazendo um avanço substancial em relação ao espaço.”

Mais ainda, a MEB reúne em si todo o conhecimento da Volkswagen sobre produção: ela não é uma plataforma para veículos com motores a combustão que foi adaptada, mas foi projetada desde o início para ser 100% elétrica, sem concessões. Na opinião de Ulbrich: “Nossa Plataforma Modular Transversal já demonstrou que a Volkswagen é uma das desenvolvedoras de plataformas de maior sucesso na indústria automotiva.  Agora, estamos transferindo esse know-how e sua estratégia para a era da eletricidade.  No final de 2022, quatro marcas do Grupo Volkswagen estarão introduzindo até 27 modelos baseados na MEB em todo o mundo, abrangendo desde carros compactos ao sofisticado conceito de lifestyle do Bulli. Isso é algo realmente sem precedentes.”

Todos os membros da família ID. são projetados para carregamento rápido das baterias. Usando sistemas rápidos de carga, a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos, graças a um sistema completamente novo e mais poderoso de baterias desenvolvido pela Volkswagen Group Components. Senger explica: “O uso de uma nova geração de baterias de alto desempenho vai começar com os modelos ID. Graças ao seu projeto modular e ao formato multicelular, essas baterias podem ser instaladas em modelos ID. grandes ou pequenos.”

Família ID.: mobilidade elétrica feita na Alemanha

O Volkswagen ID. será um carro elétrico fabricado na Alemanha sob todos os aspectos. A maioria das instalações da Volkswagen na Alemanha está envolvida no desenvolvimento dos primeiros carros elétricos baseados na MEB, inclusive as sedes da Volkswagen Group Components em Braunschweig, Salzgitter e Kassel. A empresa está investindo nesses três locais 1,3 bilhão de euros, de um orçamento total de 6 bilhões de euros previsto para a mobilidade elétrica.

Wolfsburg

O ID. foi concebido e desenvolvido pelas unidades da Linha de Produtos de Mobilidade Elétrica e Pesquisa e Desenvolvimento na fábrica principal de Wolfsburg. É lá que o modelo pré-série está sendo construído atualmente na área piloto e será em seguida colocado em movimento no campo de provas de Ehra-Lessien.

Zwickau e Dresden

A Volkswagen irá fabricar os modelos de produção de série da família ID. na Saxônia. Estão sendo investidos 1,2 bilhão de euros em Zwickau para tornar a fábrica na primeira instalação exclusiva para a plataforma MEB e maior centro de competência europeu em mobilidade elétrica. 

A Gläserne Manufaktur começou a fabricar o Volkswagen e-Golf em abril de 2017. A planta está se transformando em um “Centro da Mobilidade do Futuro”. Os clientes e visitantes podem desfrutar de um encontro interativo com a mobilidade elétrica e a digitalização para conhecer mais sobre o futuro da mobilidade.

Braunschweig

A fábrica de Braunschweig irá produzir o sistema de baterias, o “coração” do ID. Essa fábrica, com uma longa história, já produz as baterias para o e-up!, o e-Golf e o híbrido plug-in Passat GTE. Braunschweig é atualmente especializada em baterias e equipamento e tem amplo know-how em eletrônica de força, sistemas de resfriamento de baterias e gerenciamento de software. A fábrica está atualmente sendo ampliada para ser capaz de produzir no futuro 500 mil unidades de sistemas de baterias por ano.

Salzgitter

A fábrica começa este ano a produção em pré-série de rotores e estatores para a plataforma MEB. O centro de Excelência de Células de Baterias (CoE) está reunindo competências no desenvolvimento da produção de células e módulos de baterias. Isso inclui, atualmente, uma linha laboratório a ser seguida pela produção piloto, com vistas a desenvolver know-how de fabricação.

Kassel

A fábrica de Kassel já vem sendo há muitos anos o centro de competência para propulsão elétrica. A produção do novo trem de força MEB desenvolvido pela Group Components para a marca Volkswagen começará no final deste ano. A instalação é a fábrica líder para motores elétricos de alta qualidade e custos eficientes.

Divulgação: Volkswagen