Voith treina equipes locais da África pela HydroSchool

Treinamento pratico em Ingula
Treinamento prático na usina reversível Ingula, na África do Sul.

O desenvolvimento, a operação e a manutenção de usinas hidrelétricas requer uma enorme variedade de conhecimentos. Com o crescente aproveitamento de potenciais hidrelétricos ainda não explorados em muitos países em desenvolvimento no mundo inteiro – além de um maior envolvimento de novas empresas no setor e novos padrões internacionais –, aumenta o problema da falta de conhecimento das operadoras de usinas hidrelétricas. Para minimizar esse problema, o grupo de tecnologia alemão Voith desenvolveu um programa de treinamento global, o chamado HydroSchool, que oferece soluções customizadas para países em desenvolvimento e suas necessidades específicas. O objetivo é capacitar as equipes locais para garantir a qualificação das pessoas em sua área de atuação. Diversos treinamentos realizados em toda a África comprovam essa evolução.

Ingula, África do Sul

Localizada no leste da África do Sul, a usina reversível Ingula é a maior de sua categoria na África. Depois de seu comissionamento, em 2016, a Voith foi selecionada pela operadora da usina, a empresa estatal de eletricidade sul-africana Eskom, para treinar suas equipes locais a operar e prestar manutenção na nova usina. Já em meados de 2017, a Voith deu início ao maior programa de treinamento para operadoras de usinas hidrelétricas da história da HydroSchool. Desde então, a empresa vem treinando cerca de 70 colaboradores da Eskom, que incluem desde técnicos até gerentes, para capacitá-los a realizar suas atribuições na operação da usina. O projeto será concluído no ano que vem.

“No treinamento de Ingula, foi necessário focar diversos grupos-alvo com uma ampla variedade de objetivos de treinamento”, afirma Maren Henkes, gerente de treinamento de clientes da Voith Hydro. “Estamos felizes por termos cumprido essa tarefa com sucesso e com um tempo de preparação muito curto. Nosso cliente se beneficia de um conceito de treinamento personalizado que se adapta de maneira ideal às suas necessidades “. O abrangente programa de treinamento aborda aproximadamente 20 cursos diferentes – partindo de uma visão geral da usina até cursos específicos de treinamento em sistemas, como o sistema de tratamento de óleo de usinas reversíveis, por exemplo. Mais de 15 instrutores da Voith provenientes da África, Europa e Ásia estão envolvidos nesse treinamento.

Ingula é a primeira usina reversível construída na África do Sul nos últimos 25 anos. Todos os seus equipamentos eletromecânicos foram fornecidos pela Voith. Agora, as quatro unidades reversíveis de Ingula farão uma contribuição significativa à estabilização da rede elétrica da África do Sul.

Mount Coffee – Libéria

Treinamento Liberia Electricity
Etapa do treinamento para a equipe da Liberia Electricity Corporation (LEC): visitando o centro de pesquisa e desenvolvimento para as tecnologias de geradores e turbinas da Voith.

Já em 2016, a Voith treinou 20 colaboradores da empresa de eletricidade liberiana Liberia Electricity Corporation (LEC) para operação da usina hidrelétrica Mount Coffee, que começou a despachar eletricidade para a rede no início de 2017, após o término de uma abrangente modernização. A Voith ajudou seu cliente a adquirir o conhecimento necessário para uma operação segura, eficiente e de longo prazo da usina.

“A Voith está seguindo a premissa de que a construção tecnológica e o treinamento sejam realizados simultaneamente, com o objetivo tanto de apoiar o desenvolvimento socioeconômico da África como de contribuir para a redução de emissões mundiais. A cooperação com a Corporação de Eletricidade da Libéria na usina hidrelétrica Monte Café é um excelente exemplo deste modelo,” afirma Heike Bergmann, vice-presidente sênior de vendas da Voith Hydro.

Após inúmeras atualizações de seus sistemas, a usina hidrelétrica Mount Coffee entrou em operação no início de 2017. A Voith desempenhou um papel importante neste projeto, fornecendo novas turbinas Francis, geradores, tecnologia de controle e equipamentos elétricos e mecânicos da usina. A usina contribui de forma decisiva à transformação econômica da Libéria e à garantia de progresso sustentável para a população desse país da África Ocidental.

Tanzânia – German Hydro Development Days [Dias Alemães de Desenvolvimento em Hidreletricidade]

Na Tanzânia, um país da África Oriental, a Voith participou dos German Hydro Development Days [Dias Alemães de Desenvolvimento em Hidreletricidade] em outubro de 2017. O evento ofereceu capacitações profissionais e técnicas a empresas e tomadores de decisão do setor hidrelétrico da Tanzânia. A Voith treinou os participantes no planejamento e na construção de PCHs, focando especificamente os requisitos para a geração de energia descentralizada na África. Entre outros, os tópicos incluíram a escolha dos equipamentos eletromecânicos adequados e a viabilização de potenciais de baixas quedas utilizando tecnologias compactas e robustas.

Os German Hydro Development Days ocorreram como parte da Iniciativa de Exportação de Energia do Ministério Federal de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha. O órgão facilitador do evento é a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). O objetivo é estabelecer e fortalecer as parcerias empresariais entre a Alemanha e a Tanzânia.

Potencial hidrelétrico africano

O potencial hidrelétrico tecnicamente viável da África é enorme: em todo o continente, esse valor é estimado em mais de 470 GW. No entanto, a capacidade atualmente instalada na África é de apenas cerca de 31 GW, o que faz da África o maior percentual hidrelétrico ainda não aproveitado do mundo.

Fotos: Divulgação Voith Hydro