Voith lança projeto piloto em parceria com estatal islandesa

 Usina islandesa BudarhalsA estatal islandesa de energia Landsvirkjun e a Voith lançaram um projeto piloto conjunto para a análise inteligente de sons em usinas hidrelétricas. A Voith instalará um sistema de monitoramento acústico na usina hidrelétrica islandesa Budarhals para captar os padrões de sons da turbina que estejam em desacordo com suas condições normais de operação com o objetivo de prevenir possíveis paradas operacionais antecipadamente. Além disso, a análise contínua dos dados da máquina permitirá otimizar o seu modo de operação e sugerir um agendamento inteligente dos serviços de manutenção necessários. O sistema está previsto para entrar em operação em setembro de 2018.

 Identificando problemas na turbina antecipadamente

“Estamos instalando um sistema na usina Budarhals que avaliará as condições acústicas das máquinas continuamente”, explica Bastian Berg, gerente de projetos e especialista em automação e análise de dados da Voith Digital Solutions. “Utilizando a inteligência artificial, o sistema complementará o monitoramento da usina e a manutenção preventiva realizadas pelas equipes de manutenção, identificando possíveis problemas na máquina antecipadamente”. Para realizar isso, serão instalados microfones em locais específicos da usina, que registrarão todos os sons do ambiente e os armazenarão no Voith Bluebox para seu posterior pré-processamento. A interpretação final dos dados será feita utilizando uma plataforma especial da Voith. Para fins de calibração, o sistema registrará todos os sinais acústicos durante uma primeira fase de aprendizado. Essa etapa atenderá a rigorosas diretrizes de proteção de dados. Os dados coletados serão então comparados aos de outras usinas hidrelétricas, o que permitirá ao aplicativo “aprender” quais padrões acústicos correspondem ao comportamento normal da máquina. Em uma segunda fase de aprendizagem, o sistema será capaz de reconhecer imediatamente quaisquer desvios dos padrões acústicos típicos da usina. Nesse caso, o sistema emitirá uma advertência e notificará os técnicos de manutenção da usina.

 Serviço baseado em dados para otimização operacional e de manutenção

No projeto piloto da usina islandesa Budarhals, pela primeira vez a Voith testará um novo modelo de serviços para a sua análise de padrões acústicos. O sistema utilizará uma abordagem baseada em dados com o objetivo de ajudar os operadores a otimizar a manutenção e a operação da usina.

“Em uma fase inicial após a instalação do sistema, é normal surgirem entre 10 e 15 sons desconhecidos diariamente. Esses sons são analisados e documentados manualmente”, explica Bastian Berg. “O sistema aprende continuamente, tornando-se cada vez mais inteligente com o tempo”. No caso de o ruído indicar uma situação operacional crítica ou atípica da máquina, a sala de controle do cliente será imediatamente notificada.

À medida que o projeto piloto avança, o sistema deverá funcionar cada vez mais autonomamente, inclusive na identificação de novos sons. Juntamente com diversos outros KPIs, especialistas da Voith e uma equipe de analistas de dados analisarão os dados coletados utilizando correlações complexas. Os resultados serão apresentados em um relatório periódico para a operadora da usina, o que permitirá otimizar sua operação e manutenção. O conteúdo do relatório será continuamente adaptado às necessidades do cliente, e o valor que ele agrega também será verificado junto com o cliente. “No futuro, poderemos usar a nossa análise de padrões acústicos para informar aos operadores de usinas hidrelétricas o momento ideal para a substituição de componentes mecânicos, por exemplo. Isso permite realizar o planejamento dos serviços de manutenção e reparos de forma transparente e muito eficiente”, afirma Berg.

Foto: Divulgação Voith