Voith lança plataforma IIoT na nuvem para fabricantes de Papel

Plataforma IIoT (Industrial Internet of Things) segura e modular funciona como hub de dados para a digitalização de indústrias
DS_OnCumulus_Industry_18_vvk_

Com o lançamento da nova plataforma OnCumulus, a Voith oferece a seus clientes os benefícios de uma plataforma IIoT com funcionalidades específicas de visualização e análise, além dos primeiros aplicativos industriais comprovados em operação. A plataforma OnCumulus permite aos fabricantes de papel alavancar a utilização de dados provenientes de todos os seus equipamentos e instalações com o objetivo de aumentar a confiabilidade, alcançar seus objetivos de desempenho e gerar economias que afetam a rentabilidade de suas empresas.

OnCumulus.Platform: Hub central de dados para a digitalização
A plataforma IIoT OnCumulus.Platform atua como um hub central que recebe dados de todas as origens, como fábricas, linhas de produção, máquinas e dispositivos.  Assim, os clientes se beneficiam de uma plataforma central de dados que lhes permite lançar todas as suas iniciativas de digitalização. A OnCumulus.Platform é baseada em tecnologias altamente padronizadas e de código aberto. Ela oferece acesso rápido, confiável e seguro a dados de máquinas e sistemas na nuvem, proporcionando agilidade para a criação de valor. A plataforma é escalável e flexível, podendo ser ampliada a qualquer momento.

A IIot OnCumulus da Voith atende aos mais elevados padrões e às melhores práticas do setor em termos de privacidade e segurança, e atende às normas CSA, NIST e OWASP, entre outras. Os especialistas em segurança virtual da Voith garantem a segurança de ponta a ponta e ao longo de todo o ciclo de vida dos dados. Os clientes da plataforma têm o controle de seus dados e podem definir suas configurações de acesso em todos os cenários de uso. Além disso, a Voith também disponibiliza o controle local dos dados por meio de centrais de dados localizadas em todas as regiões do mundo.

OnCumulus.Suite: Primeiro passo rumo à visualização e análises
Além da plataforma IIoT, a suíte OnCumulus.Suite traz os primeiros benefícios da inteligência de dados:  ao realizar a pré-estruturação dos dados utilizando as funcionalidades de análise e visualização do sistema, os clientes se beneficiam das primeiras ferramentas básicas e de fácil uso da plataforma, incluindo: Análises, Fluxo de Informações e Ferramenta de Monitoramento e Alarme. Com isso, os clientes podem acessar seus dados praticamente em tempo real, e assim tomar os primeiros passos para a otimização de seus processos operacionais por meio de painéis de controle personalizados.

Aplicativos para setores industriais específicos: OnEfficiency e OnCare
A Voith está criando ainda mais valor para seus clientes com o lançamento das primeiras soluções derivadas das famílias de produtos existentes OnEfficiency e OnCare como aplicativos OnCumulus na nuvem.

Exemplos do setor papeleiro já mostram a eficiência e o valor criado pelo uso da nova plataforma IIoT OnCumulus.

Aplicativos da família de produtos Voith OnEfficiency:
•             OnEfficiency.Pulp: Permite fabricar produtos com a qualidade necessária e reduzir os custos de matéria-prima graças à integração de informações em tempo real e ao direcionamento contínuo ao longo do processo de produção.

  • OnEfficiency.Strength: A otimização do consumo de fibras e de agentes que aumentam a resistência reduz a quantidade de não conformidades na produção. Além disso, garante a qualidade do papel durante mudanças de tipo e gramatura graças à redução de flutuações e picos.
  • OnEfficiency.DIP: A adaptação de células de flotação com avançados controles de processo e modernos sensores com tecnologia Papermaking 4.0 aumentam o rendimento e reduzem custos operacionais do processo.
  • OnEfficiency.Dewatering: A utilização de vácuo na seção de formação como ferramenta para a estabilização da linha seca melhora a adesão das camadas do papel, aumenta a runnability da seção de formação e economiza energia.

Família de produtos OnCare da Voith:
OnCare.Asset: A implementação de ferramentas de gestão da manutenção aumenta a eficiência das atividades de manutenção, além de reduzir custos e economizar recursos.  O próximo passo é a previsão e otimização do processo como um todo.

Utilizando os aplicativos disponíveis nessa mesma plataforma técnica na nuvem, os clientes agora poderão compartilhar informações e dados entre diferentes fábricas e aplicativos. Isso lhes permitirá multiplicar as possibilidades de correlacionar dados, o que se traduzirá em análises mais ricas e maior transparência. Fontes externas de informações – como preços de matérias-primas, dados meteorológicos ou conexões com lojas virtuais ou depósitos – poderão ser facilmente integradas e correlacionadas a dados operacionais existentes.

Ao combinar a plataforma OnCumulus.Suite com os novos aplicativos baseados na nuvem destas soluções comprovadas, os fabricantes de papel não apenas se beneficiarão do aumento de eficiência, produtividade e qualidade em toda a cadeia de suprimentos de sua produção, mas terão acesso a novas possibilidades.

“Graças ao enorme desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, os clientes agora podem se beneficiar de tecnologias que oferecem maior agilidade na troca de dados, análises de big data e soluções na nuvem”, afirma o Dr. Roland Münch, CEO da Voith Digital Solutions. “A plataforma OnCumulus permite que nossos clientes se beneficiem desta transformação digital de forma inteligente: com processos otimizados, melhor aproveitamento de recursos e maior flexibilidade e segurança, eles podem  melhorar sua competitividade e garantir sua viabilidade futura.”

Foto: Divulgação Voith