Voith lança o FloWing, novo padrão para setores de filtros de disco

Há vinte anos, a Voith lançou seus primeiros setores de filtros de disco projetados para operar sem sacos de filtro e que melhoram significativamente a disponibilidade da máquina. A baixa necessidade de manutenção, a longa vida útil e a qualidade continuamente elevada do filtrado tornaram os produtos da família BaglessPlus líderes de mercado. Para marcar esse aniversário, a Voith mais uma vez estabelece um novo padrão de mercado para setores de filtros de disco com o lançamento do FloWing. Máquinas existentes também podem ser adaptadas à família BaglessPlus e à nova geração de produtos FloWing.

Quando a empresa testou os primeiros protótipos dos setores de filtros de disco BaglessPlus, em 1998, a Voith revolucionou o processo de desaguamento das unidades de preparação de massa. Desde então, o grupo de tecnologia de Heidenheim instalou mais de 6.500 filtros de disco (ou mais de 130.000 setores BaglessPlus), tornando-se líder absoluta de mercado nessa área. No mundo inteiro, os setores de filtros de disco BaglessPlus abriram o caminho para um desaguamento eficiente e que economiza recursos.

Antes do lançamento do BaglessPlus, os filtros de disco eram considerados peças de desgaste que as fábricas de papel precisavam substituir depois de dois a quatro anos de uso. Já a vida útil dos filtros de disco da família BaglessPlus pode se estender por 15 anos ou mais. De toda a primeira geração de filtros de disco instalada, 93,5% continuam em operação até hoje. Nos dez primeiros anos após o seu lançamento, não havia sido registrado nenhum caso de falha por desgaste. Na papeleira Leipa, que utiliza os filtros de disco BaglessPlus desde 2004, a Voith só precisou substituir alguns dos 67 discos instalados até o momento. Os primeiros setores de filtros BaglessPlus que a Voith instalou em 1998 também continuam em operação até hoje. Essa longa vida útil oferece significativas reduções de custos aos fabricantes de papel.

Filtrado superclaro reduz consumo de água limpa

Os sacos de filtros comumente utilizados em filtros de discos convencionais são responsáveis por muitas paradas em unidades de preparação de massa. Eles rasgam frequentemente durante a operação, provocando perdas de fibra. Além disso, o filtrado – que costuma ser pulverizado em diversos bicos aspersores por toda a máquina de papel – é contaminado por fibras e partículas finas, o que entope o sistema e faz com que ele precise ser desligado para limpeza.

A tecnologia BaglessPlus da Voith lançou os filtros de discos que dispensam os sacos de filtragem intensivos de manutenção. Isso reduziu os tempos de parada, já que os discos BaglessPlus mantêm a elevada qualidade do filtrado com confiabilidade ao longo de toda a sua vida útil. Isso também proporciona economias de fibras e cargas para os fabricantes de papel. A relação custo-benefício do sistema também é favorecida pelo impacto positivo que a água de aspersão com baixo teor de sólidos tem na vida útil do feltro. Graças à elevada qualidade do filtrado, o sistema permite reduzir o consumo de água limpa de toda a fábrica. Em condições ideais, o sistema pode ser operado como um circuito fechado.

FloWing: o mais novo membro da família de produtos

Para marcar o 20º aniversário do sistema BaglessPlus, a Voith está lançando o FloWing, uma consequência lógica dessa tecnologia consagrada. A experiência prática com a operação do sistema BaglessPlus ao longo das últimas duas décadas permitiu que os engenheiros da Voith desenvolvessem a nova geração FloWing. Entre outros parâmetros, eles pesquisaram os efeitos de diferentes superfícies e topografias dos discos na capacidade operacional das máquinas. Além disso, o novo produto deveria manter as excelentes propriedades e a elevada qualidade do filtrado dos setores de filtros BaglessPlus. O resultado disso foi uma geometria que favorece a formação de uma grossa camada de fibra ao mesmo tempo em que garante uma separação otimizada das fibras.

Mesmas dimensões, maior superfície

Graças ao seu design exclusivo em formato de asa, os setores de filtro FloWing têm uma superfície 56% maior em comparação com sistemas convencionais. Comparado com os filtros de disco BaglessPlus, a superfície também aumentou em cerca de 30%. Assim, dependendo da qualidade da matéria-prima, o sistema pode garantir aumentos de produtividade de 20% a 30%.  Os setores de filtros de disco FloWing são ainda mais robustos para aplicações em posições críticas, o que garante uma vida útil ainda mais longa em relação aos antigos setores BaglessPlus.

Em julho de 2018, os primeiros filtros de disco FloWing foram instalados em uma fábrica europeia de papel testliner. A primeira reação do diretor-gerente de Produção e Tecnologia da fábrica foi positiva: “Desde o comissionamento do sistema, não tivemos mais problemas de capacidade, mesmo quando operamos com as mais altas tonelagens na máquina de papel. Antes não era assim.”

Por meio de ajustes opcionais, os filtros de disco FloWing – assim como todos os produtos da família BaglessPlus da Voith – podem ser utilizados em filtros de disco existentes, e até mesmo em modelos de outros fabricantes.

Divulgação: Voith