Voith inaugurou novo polo na África Oriental para projetos hidrelétricos

Em 11 de maio de 2018, o grupo de tecnologia Voith inaugurou um novo polo na África Oriental, na capital etíope de Adis Abeba. Com isso, a empresa reafirma sua ativa contribuição para o desenvolvimento da geração de energia hidrelétrica na África Oriental. A partir de agora, o grupo tecnológico poderá planejar e coordenar projetos em nove países do leste do continente a partir dessa nova unidade. A cerimônia de abertura foi presenciada pelo Ministro da Água, Irrigação e Eletricidade da Etiópia, Dr. Frehiwot Woldehanna, a Embaixadora alemã na Etiópia, Brita Wagener, e o CEO e membro do Conselho Corporativo de Administração da Voith Hydro, Uwe Wehnhardt, além de diversos convidados das áreas de negócios e política do leste africano.

Voith é parceira na região há mais de 70 anos

Em seu discurso de abertura, Uwe Wehnhardt ressaltou o enorme potencial hidrelétrico da região: “A Voith vem apoiando o desenvolvimento da geração de energia limpa na África desde a década de 1940. Estamos reforçando esse compromisso com a inauguração desta nova unidade em Adis Abeba”, afirmou Wehnhardt. A Voith trabalhará com clientes e investidores para continuar a desempenhar um papel ativo no desenvolvimento da energia sustentável na África. Para isso, os programas de treinamento também ocuparão um papel de destaque para a Voith, e também passarão a ser coordenados a partir de Addis Abeba. Os treinamentos transmitem a profunda experiência da empresa no ramo hidrelétrico para profissionais locais.

Muitos motivos para uma unidade na Etiópia

Diversos fatores motivaram a Voith a inaugurar a sua nova unidade na Etiópia. “As boas condições do mercado local, a proximidade de nossos clientes e parceiros, o potencial do mercado hidrelétrico e o impressionante desenvolvimento econômico da região nos últimos anos fizeram da Etiópia uma base ideal para a nossa nova unidade”, explica Uwe Wehnhardt. 

Com um potencial hidrelétrico de 45.000 MW, a Etiópia possui um dos maiores potenciais do continente africano. Desde 2011, o país vem estimulando o desenvolvimento das energias renováveis com o objetivo de firmar-se como o maior polo energético da África Oriental no médio prazo. “Devido ao longo histórico de projetos hidrelétricos na Etiópia, o país dispõe de um grande número de especialistas muito treinados. Alguns desses especialistas agora estão nos dando suporte em nosso novo polo na África Oriental”, diz Wehnhardt. A logística também é um ponto favorável à Etiópia, já que todos os países que a unidade atenderá – Egito, Quênia, Sudão, Sudão do Sul, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia – estão localizados a apenas algumas horas de avião de Adis Abeba. 

Diversos projetos em construção

As usinas hidrelétricas etíopes com tecnologia Voith já abastecem aproximadamente 900.000 residências no país com eletricidade limpa e sustentável. Uma dessas usinas é Gilgel Gibe I, que foi interligada à rede elétrica do país em 2004. Suas três turbinas Francis fornecidas pela Voith têm uma capacidade de mais de 180 MW – uma potência suficiente para gerar eletricidade para mais de 120.000 residências na região rural de Oromia, a cerca de 260 quilômetros ao sudoeste de Adis Abeba. Já para a usina de Gilgel Gibe II, a Voith forneceu quatro turbinas e geradores Pelton, além dos equipamentos elétricos e mecânicos da usina. A equipe da usina também foi treinada pela Voith. Antes da entrada em operação de Gilgel Gibe II, apenas 15% das aldeias etíopes tinham eletricidade. Atualmente, metade de todas as comunidades rurais já está conectada à rede.

Foto: Divulgação Voith