Voith fornece máquina de papel decorativo para Índia

voith-pm4-itc-indiaA Voith assinou contrato para o fornecimento da Chandrahati PM4, nova máquina de papel decorativo para a Divisão de Papéis Embalagem & Especiais da ITC Limited, a maior fabricante de papeis gráficos, especiais e embalagem da Índia. A ITC PSPD tem um histórico de mais de 50 anos de experiência na fabricação de um amplo espectro de gramaturas de papel. A nova máquina será instalada em Tribeni, 60 quilômetros ao norte de Calcutá, e elevará a capacidade produtiva da empresa no segmento de papéis decorativos.

A Voith já realizou uma série de projetos para a ITC no passado, e um fator determinante para a conquista do novo contrato foi sua longa e abrangente experiência em tecnologias de processos, bem como nas áreas de projeto, instalação e serviços. Além disso, a Voith conta com especialistas locais na Índia – em Calcutá e Faridabad –, o que lhe permite trabalhar com mais facilidade e rapidez com a ITC no desenvolvimento de soluções otimizadas.

“A Chandrahati PM4 é um projeto transformador em que a ITC pode aproveitar o know-how e a confiabilidade exclusivos da Voith. Esta unidade fabricará papel decorativo de classe mundial, utilizando tecnologias e equipamentos de última geração fornecidos pela Voith Paper”, destaca Sanjay Singh, diretor de divisão da ITC PSPD.

A ITC pretende usar a Chandrahati PM4 para a produção de papéis decorativos com gramaturas na faixa entre 50 e 110 g/m2 para atender aos padrões internacionais de qualidade no segmento. As linhas de produção de papéis decorativos devem atender a requisitos especiais. Um exemplo disso é a printabilidade: para obter uma qualidade de impressão com alto brilho e boa opacidade, é necessário garantir a impermeabilidade do papel à luz – e é por isso que seu processo produtivo consome até 40% em cargas minerais para o papel.

A PM4 será equipada com os refinadores TwinFlo da Voith na preparação de massa e o Advanced Wet End Process [processo avançado para a parte úmida] com os produtos HydroMix e ComMix, bem como os mais recentes produtos da linha BlueLine, como as telas recentemente otimizadas IntegraGuard. Além disso, o sistema foi projetado para uma frequente utilização de fibras curtas e um elevado conteúdo de cargas.

A caixa de entrada MasterJet Pro da Voith, equipada com a tecnologia ModuleJet para o controle de diluição, foi otimizada para a fabricação de papel decorativo, a fim de garantir os melhores resultados de formação, excelente perfil de gramaturas e uma orientação otimizada das fibras. A MasterJet Pro também oferece controle de perfil transversal de gramatura da folha, atendendo às exigências para as frequentes mudanças de formatos e gramaturas, e permite acessibilidade otimizada para fins de limpeza.

A mesa plana conta com o DuoShake, unidade sacudidora de alto desempenho, e graças à nova CombiPress, os teores de seco do papel já são elevados antes do primeiro passe aberto da folha – o que se traduz em excelente runnability para a máquina. A seção de secagem dispõe de um grupo de secagem de alta pressão, responsável pelo endurecimento do agente de resistência úmida, e de um grupo de resfriamento de alta eficiência antes da calandra, para o resfriamento da folha. Já o ModulePro ajuda a reumedecer a folha antes da calandragem, enquanto a calandra EcoSoft 2×2, especialmente desenvolvida para atender às exigências do mercado de papel decorativo, proporciona suavidade.

“Com este pedido, a indústria papeleira indiana, mais uma vez, demonstra a sua confiança na capacidade da Voith Paper em fornecer soluções tecnológicas e garantir a liderança em termos de qualidade e de custos para os seus clientes em um mercado desafiador,” observa R. Krishna Kumar, presidente da Voith Paper Índia.

Foto: Divulgação Voith